Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Setembro%20_%20IN.jpeg

​​To mark the International Literacy Day, celebrated on September 8, APEFA invites all territorial actors within the scope of Adult Education and Training to participate in the National Initiative through the organization of activities with national coverage but with local context and impact.

30-09-2020

A iniciativa decorrerá durante todo o mês de setembro, com o objetivo de sensibilizar e de apelar à responsabilidade individual e coletiva para esta causa nacional, de combate às baixas literacias e para a relevância da leitura e da escrita, como pedra basilar de Felicidade e Autoestima.


As atividades a desenvolver no âmbito do SMAL 2020 vão preencher o mapa digital de Portugal, que será diariamente atualizado, e estará disponível no site da APEFA (Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos)  e no Portal do PNL ​(Plano Nacional de Leitura) com a indicação das respetivas entidades promotoras. Devem ser inscritos, no formulário de recolha de atividades, eventos lúdicos, culturais e cívicos, inovadores ou tradicionais, como saraus, concertos, animação de rua, declamação de poesia por praças e ruas, workshops de partilha de saberes, ofícios e artes em risco de extinção, apresentação de livros, exposições de arte, pintura, fotografia, etc.

Portugal apresenta um défice estrutural significativo de Qualificação e um quadro de população adulta com baixas literacias básicas, de leitura, escrita, numeracia e digital. O  contexto pandémico veio impor ação e consciencialização. Cerca de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever e mais de 2,5 milhões tem apenas o 1º ciclo de escolaridade.

O papel das entidades formadoras, públicas e privadas, como estruturas de Qualificação e de Aprendizagem ao Longo da Vida, é determinante para a capacitação das pessoas bem como a envolvência da comunidade em atividades formativas.

Esta iniciativa é uma parceria da APEFA com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, e apoios do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, ANQEP - Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional, do POCH - Programa Operacional Capital Humano, da Associação Nacional de Freguesias e outras entidades.

A APEFA disponibiliza materiais gráficos de apoio, para conferir unidade visual aos eventos, no âmbito desta iniciativa, e faculta o endereço do formulário de evento para identificação da atividade e posterior sinalização no Mapa SMAL 2020:

A iniciativa nacional  "SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS" culminará com a realização de uma Conferência Digital de Partilha de práticas e saberes.

Fonte: APEFA

  • < back to events