Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/EFA_IN.jpeg

​​​Two Applications were published today with a total allocation of 8.5 million euros from the European Social Fund, to support Education and Training Courses for Young People (CEF) to be held in public and private entities in the regions of intervention of the PO CH, North, Center and Alentejo.

09-11-2020

São potenciais candidatas ao AVISO n.º POCH-66-2020-06 as escolas profissionais públicas, as entidades proprietárias de escolas profissionais privadas e as entidades proprietárias de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Ao AVISO n.º POCH-66-2020-07 podem candidatar-se os estabelecimentos públicos de educação.


A dotação máxima de Fundo Social Europeu (85%) disponível para os dois Avisos publicados é de 8,5 milhões de euros (M€), que é acrescida de 15% da contribuição pública nacional, perfazendo um total de 10 M€ para a implementação destes cursos, no ano letivo 2020/21.

Os CEF de nível básico (ISCED 2), apoiados em ambos os concursos, enquadram-se no Eixo Prioritário 1 do PO CH, que visa a promoção do sucesso educativo, o combate ao abandono escolar e o reforço da empregabilidade.  Estes cursos são uma oferta formativa para  jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola, antes da conclusão da escolaridade obrigatória. Incluídos na oferta de cursos de dupla certificação, disponibilizam propostas  mais adaptadas aos jovens que procuram um ensino com uma vertente prática, técnica e mais ligada às empresas, sem prejuízo da sua formação geral. O principal objetivo é a inclusão plena e bem-sucedida de todos os jovens no percurso escolar, contribuindo dessa forma para a redução do abandono escolar precoce, tendo em conta a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Reformas para 2020 e que visa atingirmos uma taxa de 10%.

As entidades podem formalizar as suas candidaturas ao AVISO n.º POCH-66-2020-06 até às 18h do dia 23 de outubro e ao AVISO n.º POCH-66-2020-07 até ao dia 9 de novembro à mesma hora, no Balcão 2020, sendo recomendável que os potenciais candidatos não deixam para os últimos dias a submissão da sua candidatura, para salvaguardar o tempo necessário para a resolução de alguma eventual dificuldade de última hora nesse processo.

Todas as questões relacionadas com as candidaturas devem ser remetidas prioritariamente para o endereço de correio eletrónico do PO CH ou para o suporte do Portugal 2020.

  • < back to events