Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_caminhos%20de%20upskilling%20IN.jpeg

​The European Commission (EC) has launched a public consultation to obtain opinions on the implementation of the 2016 EU Council Recommendation on Upskilling Pathways: New Opportunities for Adults, an EU initiative to help low-skilled adults develop new skills through learning opportunities.

17-03-2022

Em dezembro de 2016, o Conselho adotou a Recomendação sobre os "caminhos de upskilling", a qual pretende ser um mecanismo facilitador de acesso a oportunidades de melhoria da literacia escrita, numérica e digital de adultos pouco qualificados, sem o ensino secundário.  A iniciativa visa também o desenvolvimento para níveis de qualificação mais elevados, no âmbito do quadro europeu de qualificações, relevantes para o mercado de trabalho e para a inclusão e participação ativa dos adultos na sociedade. Esses caminhos devem oferecer apoio às pessoas por meio de:

  • avaliação de competências;

  • oferta de aprendizagem sob medida;

  • validação e reconhecimento de competências.


Para além disso a recomendação determina que a orientação e formação de pessoal docente é também essencial para a obtenção dos resultados almejados.

Em Portugal, estes mecanismos são, na sua maioria, disponibilizados via Centros Qualifica que, especializados em qualificação de adultos, asseguram a informação, a orientação e o encaminhamento dos candidatos para modalidades de formação, bem como o reconhecimento, validação e certificação das competências adquiridas ao longo da vida. Os centros localizados nas regiões Norte, Centro e Alentejo são apoiados pelo PO CH, através do investimento do Fundo Social Europeu, beneficiando ainda de apoio dos PO Regionais das restantes regiões do país. Até 30 de setembro de 2021, o investimento total elegível aprovado pelo POCH foi de 178 milhões de euros (M€), dos quais 151 M€ são do Fundo Social Europeu. Os adultos apoiados em processos RVCC, promovidos pelos Centros Qualifica são já mais de 345 mil.


As opiniões, pareceres e comentários recolhidos por meio desta consulta pública irão contribuir para uma avaliação da implementação da Recomendação e do progresso feito no sentido de aumentar as competências dos adultos pouco qualificados, ajudando a tirar conclusões para o desenho de caminhos futuros.

Na consulta pública, que permanecerá aberta até 17 de março de 2022, os participantes são convidados a responder a questões e a deixar sugestões para o futuro.

Aceda aqui à consulta Pública.

Aceda aqui à Recomendação do Conselho da União Europeia de 2016 sobre caminhos de Upskilling: Novas oportunidades para Adultos.


  • < back to events