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​An information session will be held on 18 January, co-organized by the European Executive Agency for Education and Culture (EACEA) and the European Commission. An opportunity to find out everything you need about the action, political priorities and application procedure for the 2022 Prospective Projects funding opportunities under Erasmus+.

18-01-2022

A necessidade de inovação dos sistemas de educação e formação nunca foi tão grande, tanto a nível individual como institucional. Essas abordagens inovadoras não devem apenas fornecer aos trabalhadores as competências adequadas ao mercado de trabalho em mudança, mas também equipa-los com criatividade e competências para enfrentar a crescente complexidade dos desafios sociais, como as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, a energia limpa, a saúde pública, a digitalização e automação, a inteligência artificial, a robótica ou a análise de dados.

Os Projetos Prospectivos visam identificar, desenvolver, testar e/ou avaliar abordagens políticas inovadoras que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de educação e formação, apoiando ideias futuras que respondam às principais prioridades europeias e contribuam para a melhoria desses sistemas, bem como proporcionem inovação nos métodos e práticas de aprendizagem, na Europa.

O objetivo é apoiar projetos de cooperação transnacional que implementem um conjunto abrangente de atividades setoriais ou intersetoriais que:

a) fomentem a inovação em termos de escopo, métodos e práticas;
b) assegurem a transferência de inovação (entre países, setores políticos ou grupos-alvo), garantindo uma exploração sustentável dos resultados de projetos inovadores a nível europeu.

A
 iniciativa abrange as seguintes áreas:

 1 - Prioridades intersetoriais
Estes projetos podem abordar diferentes setores educacionais ou conectá-los entre si. Devem abordar uma das seguintes prioridades:
apoiar a educação digital inclusiva e de alta qualidade, de acordo com o Plano de Ação da Educação Digital;
- apoiar sistemas de educação e formação na sua adaptação à transição verde.

 2 - Educação e Formação Profissional (EFP)
Estes projetos devem ser dirigidos ao setor de EFP, apoiando a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a Agenda Europeia de Competências, a Recomendação do Conselho sobre o ensino e formação profissional para a competitividade sustentável, justiça social e resiliência e a Declaração de Osnabrück sobre o ensino e formação profissional. Devem abordar uma das prioridades seguintes:
- apoiar o Pacto pelas Competências;
- estruturas e mecanismos de investigação aplicada em EFP;
- competências verdes no setor de EFP.

3 - Aprendizagem de Adultos
Estes projetos devem apoiar a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, da Agenda Europeia de Competências e da Recomendação do Conselho sobre Caminhos de Upskilling: Novas Oportunidades para Adultos. Devem dirigir-se à área da educação e formação de adultos e abordar a seguinte prioridade:
- Caminhos de Upskilling: Novas Oportunidades para Adultos.

A sessão terá lugar no dia 18 de janeiro de 2022 das 10h00 às 16h30 CET, dividida em 2 momentos principais:
Das 10h00 às 12h20: a sessão de política e prioridades
Das 14h00 às 16h30: o processo de candidatura e a sessão de critérios

O acesso à sessão de esclarecimento será feito através do link a disponibilizar 
AQUI, sem necessidade de registro prévio.

Para mais informações consulte o guia do 
Programa Erasmus + 2022 disponível em todas as línguas oficiais da UE

Mais detalhes sobre os três âmbito de Projetos Prospectivos poderão ser conhecidos no 
Portal de Oportunidades de Financiamento e Licitações.


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