Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_horizont%202030_IN.jpeg

​​Cedefop - European Center for the Development of Vocational Training will promote an open access webinar, on June 30th, with the theme "Skills in the economy of online platforms" in the 2030 horizon. The objective is to present the results of an investigation that uses information collected from the workers of online platforms - CrowdLearn.

30-06-2022

CrowdLearn do Cedefop, realizado entre 2017 e 2020,  é o primeiro estudo a analisar a forma como os trabalhadores da União Europeia desenvolvem as suas competências na economia das plataformas online1 e de que maneira essas plataformas combinam a oferta de competências com a procura. Uma visão sobre a forma como os trabalhadores de serviços pontuais2 aprendem e como evoluem para ter sucesso na economia online. O estudo fornece informação importante sobre como tornar a educação e a formação profissional mais relevantes para as tendências do futuro do trabalho. Estas tendências revelam-se na forma de maior dependência do trabalho autónomo, vários empregos paralelos, trabalho contingente, trabalho remoto virtual e gestão algorítmica.

O
 Crowdlearn concentrou-se em questões de aprendizagem no local de trabalho entre os trabalhadores de plataformas, as diferenças nas tarefas de trabalho entre os trabalhadores de plataformas e convencionais, a transferência de competências na economia de plataformas online e as barreiras intergeracionais para a aprendizagem.

O evento será usado como meio para a divulgação pública da relevância dos dados recolhidos no 
CrowdLearn e para solicitar mais investigação na matéria. Também sediará um painel de discussão focado em políticas sobre como facilitar o melhor desenvolvimento de competências e a sua correta correspondência no mercado de plataformas.


Aceda aqui ao Webinar

 Aceda aqui à notícia do PO CH sobre Trabalho e Aprendizagem online, nomeadamente plataformas.

1. A economia de plataforma online é a atividade económica e social facilitada por plataformas digitais ou estruturas tecnológicas.
2. Os trabalhadores de serviços pontuais são indivíduos que utilizam sítios Web ou aplicações como intermediários para obter projetos de curto prazo, pagos.


Fonte: CEDEFOP

  • < back to events