Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_European%20contest.jpeg

​​As escolas secundárias de todos os países da União Europeia (UE) podem agora inscrever-se online no “Juvenes Translatores”, o concurso anual de tradução organizado pela Comissão Europeia, para que os seus alunos possam competir com colegas de toda a UE. Este ano, os concorrentes traduzirão textos sobre o tema “Juventude europeia”.

20-10-2022

​Podem inscrever-se todas as escolas que lecionem cursos de nível secundário, reconhecidas pelo Ministério da Educação.  Os participantes podem optar por traduzir numa das 552 combinações linguísticas possíveis entre as 24 línguas oficiais da União.

A participação no concurso é um processo em duas fases. Na primeira, as escolas devem inscrever-se até 20 de outubro de 2022, às 12h00 (hora da Europa Central). Posteriormente, a Comissão convidará as 705 escolas, aleatoriamente selecionadas por computador, para a fase seguinte. O número de escolas participantes de cada país igual ao número de deputados do país no Parlamento Europeu. As escolas selecionadas devem então designar cinco alunos, no máximo, para participar no concurso. Os alunos podem ter qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido em 2005. O concurso desenrolar-se-á online, a 24 de novembro de 2022, em todas as escolas participantes.

Os vencedores — um por país — serão anunciados no início de fevereiro de 2023, e serão convidados para receber os prémios na primavera de 2023, numa cerimónia a realizar em Bruxelas. Terão também a oportunidade de se encontrarem com tradutores profissionais da Comissão Europeia e de se informarem melhor sobre a profissão e sobre o trabalho com línguas.

Aceda aqui ao regulamento
As escolas podem registar-se aqui


Fonte: Comissão Europeia

  • < back to events