The Congress, promoted by the Informal Group on Media Literacy, with the theme “Digital Transition and Public Policies”, will take place on April 21 and 22, 2023, at the Higher School of Social Communication of the Polytechnic Institute of Lisbon. Researchers, professors, non-governmental organizations and communication professionals are invited to submit their communication proposals by January 15th.
15-01-2023
Num momento em que a Literacia mediática assume o seu lugar como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos, sem exceção, vão ser debatidas no evento as políticas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente.
No contexto dos países da União Europeia, o reconhecimento da importância da competência de literacia mediática tem sido acelerado pelo papel que pode ter no combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra o discurso de ódio, ampliado em ambientes digitais, e que são fenómenos que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania. Esta é uma oportunidade de discutir as políticas públicas e refletir sobre a diversidade de outras matérias relacionadas com os media implicadas na área da literacia mediática, no sentido de encontrar soluções que ofereçam aos cidadãos competências para o acesso, autonomia, responsabilidade, espírito crítico, criativo e participativo na sua relação com e através dos media.
A organização do congresso convida investigadores, educadores e professores, organizações não-governamentais, especialistas e profissionais da comunicação a apresentarem as suas propostas de comunicação ou de poster, sejam elas estudos, comunicações ou projetos que possam enquadrar-se num dos seguintes eixos temáticos:
- Estratégias atuais das políticas públicas nacionais e internacionais para a literacia mediática;
- Perspetivas para uma estratégia nacional integrada e abrangente para a literacia mediática;
- Impactos dos desenvolvimentos tecnológicos no atual universo comunicacional;
- Transição digital e literacia mediática;
- Novos desafios na educação para os media;
- Mudança de paradigma comunicacional e novos modelos de negócio;
- Impactos da COVID e da guerra na literacia mediática e informacional;
- Novos projetos e recursos de literacia mediática;
- Acessibilidades e perspetivas inclusivas na literacia mediática;
- Novas dinâmicas dos algoritmos e robotização de mensagens;
- Manipulações de informação em campanhas de desinformação.
No final do encontro, prevê-se o desenvolvimento de uma publicação em torno dos contributos, conclusões, projetos e resultados de trabalhos nestes eixos temáticos.
As propostas de comunicação deverão:
- Ter uma extensão entre 300 e 350 palavras;
- Incluir um título (até 120 caracteres, incluindo espaços), nome e filiação do(s) autor(es) e um máximo de quatro palavras-chave;
- Referir objetivos, enquadramento, fundamentação, metodologia, entre outros aspetos considerados relevantes;
- Identificar as referências bibliográficas, se citadas.
- Ser submetidas neste formulário até 15 de janeiro de 2023.
O Congresso Literacia, Media e Cidadania é uma das iniciativas que o GILM promove há mais de 10 anos, com uma paragem de três anos devido à Covid 19. Regressa, agora, em 2023, no modelo exclusivamente presencial, que o GILM acredita trazer mais proximidade entre os múltiplos agentes da educação, da investigação científica, das políticas públicas, dos media e da comunidade em geral, que desenvolvem e se interessam pela área da literacia mediática.
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