The UNESCO Prize for Education for Girls and Women honors exceptional and innovative contributions made by individuals, institutions and organizations to advance the education of girls and women. Applications are open until May 19.
19-05-2023
Podem concorrer os governos dos Estados membros da UNESCO e organizações não governamentais em parceria oficial com a UNESCO, que são convidados a indicar até três indivíduos ou organizações que tenham dado contribuições relevantes para a educação de meninas e mulheres.
Os candidatos interessados são convidados a entrar em contato com a Comissão Nacional da UNESCO/Delegação Permanente da UNESCO do seu país ou uma ONG em parceria oficial com a UNESCO para obter mais informações.
Este é o primeiro Prémio UNESCO desta natureza e é o único a apresentar projetos bem-sucedidos que melhoram e promovem as perspectivas educacionais de meninas e mulheres e, por sua vez, a qualidade das suas vidas.
Financiado pelo Governo da República Popular da China, o Prémio é conferido anualmente a dois laureados, no valor de US $50.000 cada, para ajudar a promover o seu trabalho na área de educação de meninas e mulheres. A UNESCO concedeu o Prémio pela primeira vez em 2016.
A UNESCO acredita no poder transformador da educação para liberar o potencial de mulheres e meninas, promover a igualdade de género e alcançar sociedades justas, igualitárias e inclusivas. A Cúpula da Educação Transformadora, convocada pelo Secretário-Geral da ONU, em setembro passado, pediu uma reinicialização dos sistemas educacionais para lidar com as barreiras de género, estigma e discriminação que impedem meninas e outros alunos de cumprir seu direito à educação e vida futura, trabalho e oportunidades de liderança.
Saiba mais AQUI