Rafael Gonçalves is the protagonist of yet another successful training path supported by PO CH in the area of initial training for young people. He concluded, in the academic year 2019/2020, the professional CNC programming course at the Professional School of Ourém. He immediately started working in the area he chose and, currently, has continued his studies for higher education. Watch the video and learn the whole story!
15-03-2023
Desde cedo que Rafael revelou muita curiosidade pelo funcionamento dos veículos a motor, sobretudo motas e carros. Por isso, há muito que se imaginava a concluir o ensino secundário por via de um curso profissional de mecatrónica automóvel, na Escola Profissional de Ourém, situada próximo do seu local de residência. Mas a vida trocou-lhe os planos e Rafael acabou por integrar o curso profissional de programação CNC, uma opção que acabou por se revelar muito do seu agrado.
De acordo com Rafael, a escola possuía equipamento bom e atual e o curso preparou-o muito bem para a sua vida profissional. No último ano de formação, apesar do momento coincidir com o epicentro da pandemia de COVID 19, em 2020, conseguiu estagiar por três meses na Profial, empresa onde viria depois a trabalhar. Primeiro, começou por desenvolver trabalho a distância mas, logo que foi possível, passou a desempenhar as suas funções no local de trabalho.
Os cursos profissionais integram formação teórica e prática, na área escolhida, não só em contexto de escola mas também em contexto real de trabalho, durante os estágios. Rafael afirma categoricamente que a melhor parte do curso foi a que lhe permitiu pôr em prática os seus conhecimentos numa empresa, perante a realidade do mundo do trabalho. Foi essa experiência que não lhe deixou dúvidas quanto à escolha que havia feito para o seu futuro.
Quando terminou o estágio, foi convidado a integrar os quadros da empresa. Aceitou, pensando ficar a trabalhar apenas durante um ano, para ganhar experiência e desenvolver os conhecimentos práticos, após o que pretendia prosseguir os seus estudos para o nível superior.
Atualmente, Rafael já se encontra a frequentar o segundo ano de uma licenciatura em engenharia mecânica, que o irá ajudar a voar mais alto na sua carreira profissional. No entanto, não foi capaz de deixar de trabalhar na empresa que tão bem o acolheu, acabando por acumular o trabalho com os estudos.
Na área da formação de jovens, o PO CH já investiu o montante total elegível aprovado de 2 726 M€, sendo que 2 317 M€ são provenientes do FSE. Estes apoios já ajudaram a formar 298 mil jovens em modalidades da via profissionalizante, onde se destacam os cursos profissionais com 250 mil jovens apoiados.
Veja aqui o vídeo da História de Sucesso do Rafael Gonçalves