Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_CNP%20IN.jpeg

​​The 2023 Professions Championship took place in Portimão, March 7th and 12th. Many of the medal winners in the various professions, including the national champion, were or are being supported by PO CH in their training path. This is the case of the regional winners of the three regions of mainland Portugal supported by the PO CH: North, Center and Alentejo. The PO CH spoke with them and leaves here the essentials of the reports it collected.

20-04-2023

O reconhecimento da qualidade da educação e formação profissional prestada pelas entidades beneficiárias do PO CH, sendo habitual, é sempre um motivo de orgulho.

O Campeonato Nacional das Profissões 2023, integrou competições em 40 profissões e demonstrações de outras 12. Nesta 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões foram entregues 184 medalhas a formandos provenientes de muitas escolas profissionais e de centros de formação profissional de todo o país:

  • 58 medalhas de Excelência;
  • 33 medalhas de Bronze;
  • 34 medalhas de Prata;
  • 59 medalhas de Ouro.

Para além dos medalhados nas várias profissões a concurso, foram eleitos os concorrentes oriundos das várias regiões de Portugal com melhor pontuação ao nível regional, transversalmente às áreas de atividade.

O campeão regional do Alentejo, João Pereira, foi também o campeão nacional, com a pontuação mais alta entre todos os concorrentes de todas as regiões. Os vencedores das três regiões apoiadas pelo POCH, Norte, Centro e Alentejo, são exemplos de percursos formativos de sucesso em que o Programa investiu, com o apoio financeiro do Fundo Social Europeu. O PO CH falou com os quatro formandos medalhados (dois em formato de equipa) sobre o seu trajeto e a sua experiência, e revela agora esses testemunhos. São eles:

• Da região NORTE  -  João Ribeiro, do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Porto, medalha de ouro em Tecnologia Automóvel, vencedor regional do norte.

João Ribeiro frequentou o curso de Aprendizagem em Mecatrónica Automóvel no ciclo letivo 2019-2022, no CEPRA, curso apoiado pelo PO CH, com financiamento do Fundo Social Europeu. Acredita que foi uma ótima escolha porque o curso lhe trouxe muito conhecimento, sentindo-se  totalmente confiante para integrar o mercado de trabalho e ter uma carreira bem sucedida.

Logo na sua primeira visita ao CEPRA teve conhecimento dos Campeonatos das Profissões e do histórico de bons resultados dos formandos do CEPRA. No entanto, achou que seria algo  impossível de alcançar por si, o que não o impediu de entrar no processo de seleção. João achou que o simples facto de participar poderia ser positivo para a sua carreira profissional.

João confessa o nervosismo que sentia durante a competição, mas acabou por aprender a lidar com os próprios receios "e no fim correu tudo bem". Tinha esperança de subir ao pódio, mas geria bem a  possibilidade de não integrar os primeiros lugares na sua categoria.  Quando conheceu a sua classificação teve uma explosão de alegria.

Depois da vitória no Campeonato Nacional, João já pensa na participação no Europeu. Para isso conta com o apoio do CEPRA ao nível da preparação necessária. Acredita que todo o esforço envolvido o irá tornar um melhor profissional e abrir mais possibilidades de carreira.

• Da região CENTRO - a equipa constituída por Leandro Reis e Leonardo Moreto, do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda, medalha de ouro  na profissão de Animação/Vídeo, vencedor regional do Centro.

Leandro de 23 anos e Leonardo de 18,  são formandos do Curso de Aprendizagem de Multimédia do IEFP de Águeda, apoiado pelo PO CH, com o investimento do Fundo Social Europeu.

Leandro fez parte do seu percurso formativo em Inglaterra e, quando regressou a Portugal com os pais, ainda não tinha concluído o 12º. ano. Por estar inscrito no IEFP acabou por ser convocado para a realização de um curso de aprendizagem que lhe permitia a conclusão do ensino secundário e lhe dava uma certificação profissional.  Leandro escolheu multimédia e não se arrependeu, pretendendo vir uma construir carreira nesta área.  Leonardo chegou ao curso de aprendizagem através de um percurso de nível básico normal. Quando terminou o 9º. Ano, e como sempre gostou de design, a escolha não apresentou dúvidas.

O desafio de constituírem uma equipa para integrarem o Campeonato das Profissões partiu do Centro de Formação. Leandro e Leonardo resolveram juntar esforços e arriscar tudo na área da animação e vídeo.

Perceberam ao longo dos 3 dias de trabalho, que a prova estava a correr muito bem, apesar do stress decorrente dos prazos apertados, existentes no Campeonato, mas também na vida real. Não esperavam o primeiro lugar na profissão e muito menos a conquista do primeiro lugar no pódio, a nível regional. Quando chegaram os resultados o contentamento foi notório. Leandro e Leonardo não têm planos para a fase europeia porque a profissão a que concorreram não faz parte da lista de profissões do campeonato europeu. Mas tencionam voltar no Campeonato Nacional no próximo ano, nesta ou noutra profissão dentro da área de estudos.

No futuro, Leandro pretende prosseguir para o ensino superior, para dar continuidade aos estudos de design e Leonardo ingressará no mercado de trabalho, para ganhar experiência e mais tarde criar o seu próprio emprego.

• Da região ALENTEJO - João Pereira, do IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, medalha de ouro na profissão de Técnico de Produção Aeronáutica - Montagem de Estruturas, vencedore regional do Alentejo e vencedor nacional.

João, de 24 anos, frequentou um Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Instrumentação, na Escola Tecnológica do Litoral Alentejano, apoiado pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu. Mais tarde, com a pandemia a atrasar-lhe os planos, para aprofundar os seus conhecimentos na área da aeronáutica e porque sempre gostou de aviões, integrou uma Unidade Formativa de Curta Duração (UFCD) de Produção Aeronáutica, Processos Especiais, com a duração de um ano, no Centro de Formação do IEFP do Litoral Alentejano. A sua intenção quando se inscreveu no curso era vir a trabalhar na área da aeronáutica, o que já conseguiu concretizar, encontrando-se neste momento a trabalhar no Grupo Lauak.

Quando se encontrava a meio da UFCD, foi desafiado pelos seus formadores a particiapar no Campeonato das Profissões - WorldSkills Portugal 2023.  João ficou indeciso porque nunca gostou de competir, mas acabou por aceitar, para aprender mais e ao mesmo tempo divertir-se a trabalhar. João treinou afincadamente para a fase  nacional sem nunca pensar em ganhar, mas antes em desempenhar o seu papel o melhor possível. Durante os treinos, que decorreram durante alguns meses, contou com a colaboração não só dos formadores, como também da empresa onde entretanto começou a trabalhar, a Lauak, que lhe permitiu que realizasse esses treinos nas suas instalações, chegando a confiar-lhe a chave para que pudesse trabalhar ao domingo. 

No campeonato Nacional, a prova correu-lhe muito bem e o resultado está à vista, melhor classificado na sua profissão, da região Alentejo e a nível nacional. Infelizmente não poderá prosseguir no WorldSkills para a fase europeia porque a profissão em que competiu não consta das lista de profissões dessa fase. 

Para o futuro, João pretende, para já, continuar na Lauak para incrementar os seus conhecimentos na área da aeronáutica, usufruindo das possibilidades que a empresa disponibiliza, sem descartar o prosseguimento de estudos para o ensino superior. 

Estes quatro jovens, apoiados pelo PO CH, respresentam 3 grandes vitórias regionais e, no caso do João Pereira, também nacional, entre quase 400 jovens de todo o país que revelaram as suas competências em 54 profissões no SkillsPortugal 2023, uma organização do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

  • < back to news