To mark the start of the European Year of Skills, on 9 May, Europe Day, the European Commission organized a festival celebrating skills across Europe. The event will count on the participation of former adult trainees supported by European funds in their training. Álvaro Ferreira, who took an adult education and training course supported by POCH, will represent Portugal.
08-05-2023
O Ano Europeu das Competências dará um novo impulso para que sejam alcançados os objetivos sociais da União Europeia para 2030 de, pelo menos, 60 % dos adultos a participarem em atividades de formação todos os anos e de, pelo menos, 78 % terem emprego.
A iniciativa contribuirá igualmente para alcançar as metas das Orientações para a Digitalização até 2030, com as quais se pretende que, pelo menos, 80 % dos adultos possuam competências digitais básicas e que existam 20 milhões de especialistas em TIC empregados na UE.
Álvaro Ferreira foi apoiado pelo Fundo Social Europeu, através do PO CH, quando realizou um curso de Educação e Formação de Adultos de Cabeleireiro, onde aprendeu sobre cabelos, barbas e negócios.
Álvaro começou a trabalhar quando completou o 9º ano, em lojas de roupa, restaurantes, fazendo um pouco de tudo. Aos 25 anos, num jantar de família, tomou a decisão que mudou a sua vida: queria ser cabeleireiro, tirar um curso e concluir o ensino secundário. Pesquisou as ofertas existentes para a formação de adultos e no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto encontrou o curso em questão. "Adorei o curso, tive professores excelentes. Aulas quase sempre práticas, onde todos desenvolvemos capacidades a fazer, a experimentar, a trabalhar. Foi o melhor que fiz, voltar a estudar, e o apoio de Fundos da União Europeia também ajudou", explica o ex-formando.
Acabado o curso trabalhou em duas barbearias do Porto, mas a vontade de ter o seu próprio negócio era cada vez maior. Falou com um amigo de infância, uniram esforços e abriram a Barbearia 77 onde desde logo quiseram marcar a diferença quer no espaço físico, quer na forma como tratam os clientes. Na barbearia toda a decoração é inspirada nas décadas 30, 40 e 50. A música é uma constante, Elvis, Amália, Carlos do Carmo ou António Variações. Estão abertos abertos até às 22h, algumas vezes até às 23h e têm pequenos detalhes que marcam a diferença, como as toalhas quentes e frias para a barba, cortes típicos de época e a convicção de que os homens devem ter mais cuidado com a sua aparência, trabalhando sempre para isso.
Álvaro não esconde o orgulho no seu percurso e tem razões para isso. A formação mudou o seu rumo profissional e a sua vida. O seu empreendedorismo levou-o à criação do próprio emprego. Está agora a caminho de Bruxelas, em representação de Portugal no Festival que marca o início do Ano Europeu das Competências.
Durante este ano que agora tem início, e que se prolongará até maio de 2024, a Comissão Europeia pretende dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida, capacitando as pessoas para a dupla transição, ecológica e digital e apoiando a inovação e a competitividade, bem como valorizando todas as aptidões, competências e conhecimentos. Dispor das competências necessárias permite às pessoas enfrentar com êxito as mudanças do mercado de trabalho e participar plenamente na sociedade e na democracia. O Álvaro é um bom exemplo.
O PO CH já apoiou a área da aprendizagem ao longo da vida, desde 2014, com um montante total aprovado de 931 milhões de euros (M€), dos quais 792 M€ são investimento do Fundo Social Europeu. Já foram (re)qualificados (ou estão em processo de formação) mais de 558 mil adultos no nosso país.
O Festival poderá ser assistido online, para o que deverá fazer a sua inscrição aqui.