A 9 de maio, a União Europeia celebra o Dia da Europa, para comemorar a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950. Este ano, a data marca também o início do Ano Europeu das Competências, com o objetivo de dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida. Para marcar esta data, o PO CH criou um pequeno vídeo que resume o investimento europeu nas qualificações da população residente em Portugal, que já ajudou a qualificar mais de 1 milhão e 100 mil pessoas.
09-05-2023
Este ano, o Dia da Europa assinala a forma como a União Europeia (UE) está a apoiar a paz, a segurança e a democracia perante a guerra na Ucrânia e perante outros conflitos no resto do mundo. Pretende também evidenciar os esforços da UE na construção de uma Europa não só ecológica, digital e competitiva, justa e qualificada, mas também forte, resiliente e segura. Este ano, será dado também especial destaque ao Ano Europeu das Competências 2023, que terá o seu início hoje, 9 de maio.
Para assinalar esta ocasião especial, as instituições da União Europeia (UE), incluindo as delegações e as representações da UE em todo o mundo, levarão a cabo uma vasta gama de atividades online e presenciais. A Comissão Europeia promove hoje, a partir das 14h, em Bruxelas, um festival para o lançamento do Ano Europeu das Competências, que assinala também o Dia da Europa. Álvaro Ferreira, ex-formando de um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), apoiado pelo PO CH, participará do Festival que marca a abertura oficial dos trabalhos em Bruxelas, e que poderá ser assistido online.
O Ano Europeu das Competências ajudará as empresas a lidar com a escassez de competências na UE. Contribuirá também para o debate sobre o que é necessário para dotar os trabalhadores e as empresas da UE das competências para atingirem todo o seu potencial. Ter uma força de trabalho com as competências necessárias contribui para o crescimento sustentável, conduz a mais inovação e melhora a competitividade das empresas. Os trabalhadores qualificados desfrutam de melhores oportunidades de emprego e têm mais possibilidades de progressão pessoal e social. Isso é fundamental para garantir que a recuperação económica, bem como as transições verde e digital, sejam socialmente justas e equitativas.
Leiria é palco, este ano, de um conjunto de atividades no âmbito do Dia da Europa e do início oficial do Ano Europeu das Competências, organizadas entre o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração de várias entidades locais. As celebrações em Leiria tiveram início já no passado sábado, dia 6 de maio, com um encontro entre eurodeputados e jovens.
Durante todo o mês de maio, um elétrico tradicional circula pela cidade de Lisboa, "vestido" com as cores e os valores europeus, enquanto vários municípios de todo o país iluminarão um marco local com as cores da União Europeia.
No nosso país, o PO CH foi o programa que, no período de programação 2014-2020, (com execução até 2023), investiu os fundos da União Europeia, mais especificamente do Fundo Social Europeu (FSE) para a qualificação da população residente, através de ações de formação em regra de dupla certificação (escolar e profissional) e de longa duração. Até 31 de março de 2023, foram investidos 4 677 milhões de euros (M€), dos quais 3 989 M€ são apoios provenientes do FSE. Estes apoios viabilizaram a formação/qualificação de 375 mil jovens, 128 mil estudantes do ensino superior e 558 mil adultos, representados pelos que deram voz ao vídeo curto que hoje partilhamos. A equipa do PO CH orgulha-se do trabalho realizado
Aceda aqui ao calendário das celebrações em Leiria
Aceda aqui a mais informação sobre o Festival comemorativo do Ano Europeu das Competências
Assista ao festival em direto