Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_fernando%20silva%20IN.jpeg

​Fernando Silva has always wanted to follow in his parents' footsteps and build his career in the kitchen. He took a professional course in cooking and pastry at the Escola Profissional Amar Terra Verde and today runs a family restaurant, where he implemented his concept of modernity and boldness in the kitchen.

10-05-2023

Enquanto frequentou o nível básico de ensino, Fernando não gostava muito de estudar e a escola não conseguia captar a sua atenção. Ele sempre gostou de "pôr a mão na massa", preferindo a prática à teoria. Foi sobretudo por esta razão que decidiu frequentar o Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Profissional Amar Terra Verde, como via para concluir o ensino secundário. Durante a frequência do curso, percorria cerca de 3 horas diárias de autocarro, mas isso não lhe tirava o gosto pela sua opção formativa.

A partir do momento em que ingressou no Curso Profissional, a visão da escola mudou para Fernando: começou a a fazer aquilo de que realmente gostava, com uma grande vertente prática. O curso deu-lhe uma visão diferente da cozinha, não só no que respeita à confeção, onde Fernando descobriu novos conceitos, diferentes dos tradicionais, mas também no que respeita à própria economia da cozinha, os custos associados à confeção de um prato, a seleção e compra dos ingredientes, etc.

Os três anos passaram muito rapidamente e, quando terminou o curso, Fernando começou a trabalhar com os pais na área da restauração. Entretanto, a família abriu um novo restaurante, com um conceito mais jovem, moderno e uma pitada de arrojo da autoria de Fernando, que dirige o espaço e onde faz uso dos ensinamentos adquiridos no curso que frequentou, com muito bons resultados. 

Atualmente com 24 anos, Fernando está convicto de que o futuro passa por continuar a aprender e a implementar as novas aprendizagens. Pretende fazer muitas e variadas formações na área da cozinha, para crescer enquanto profissional e para levar o seu negócio o mais longe possível.

O PO CH apoiou, entre 2014 e 2023, cerca de 375 mil jovens em cursos da via profissionalizante, de dupla certificação, com um investimento total elegível aprovado de 2 726 milhões de euros (M€), sendo que 2 317 milhões são apoios do Fundo Social Europeu (FSE).

Veja o Vídeo do Fernando Silva

 



  • < back to news