Sign In
/pt-pt/PublishingImages/erasmus.jpg

​The purpose of this funding is to support the establishment and development of transnational cooperation centers of Professional Excellence (CEP) to link centers operating in a particular local context at the European level.

22-10-2019

Através do Programa Erasmus+ Ação-Chave 3 "Apoio à Reforma das Políticas" as candidaturas para os Centros de Excelência Profissional estão abertas até 20 de fevereiro de 2020.

As plataformas de cooperação transnacional pretendem ligar os CEP que partilham interesses comuns em atividades e setores específicos como a aeronáutica, a eletromobilidade, cuidados de saúde, turismo, entre outros.

Estas plataformas desenvolvem ainda em conjunto abordagens inovadoras para enfrentar os novos desafios tecnológicos e económicos, desde as alterações climáticas, à digitalização, inteligência artificial, objetivos de desenvolvimento sustentável, integração de migrantes, apoio a aprendentes com deficiência/necessidades especiais, reconversão de pessoas com baixas competências e/ou níveis baixos de qualificação. 

O objetivo é criar pontos de referência de craveira mundial para a formação profissional, num processo em que os CEP existentes e estabelecidos em diferentes países serão parceiros de países que pretendem desenvolver CEP no seu ecossistema local, contribuindo assim para a "convergência ascendente" da excelência do ensino e formação profissionais (EFP).

Os centros visam reunir um conjunto de parceiros locais/regionais, tais como prestadores de EFP inicial e contínua, instituições de ensino superior, incluindo universidades de ciências aplicadas e institutos politécnicos, instituições de investigação, parques científicos, empresas, empresas sociais, conselhos de competências setoriais, associações profissionais/do setor, autoridades nacionais e regionais e agências de desenvolvimento, serviços públicos de emprego, etc.

Saiba mais sobre os Centros de Excelência Profissional

Fonte: POCH/AD&C

  • < back to news