Sign In
/pt-pt/PublishingImages/RELATORIO%202019%20VF.jpg

​Structural indicators for monitoring education and training systems in Europe - 2019: overview of key reforms since 2015.

13-01-2020

Foi publicado no passado mês de outubro pela Comissão Europeia um relatório que mede os progressos realizados pelos sistemas nacionais de educação e formação, em toda a União Europeia, para se atingir as metas do quadro estratégico Educação e Formação 2020 (EF 2020).

Portugal é referenciado nesta publicação pela reforma implementada em 2015 de universalização do pré-escolar e pelas alterações nos exames nacionais do 4º ano, em 2016. É igualmente destacado um conjunto variado de políticas orientadas para reduzir o abandono escolar precoce, designadamente a introdução da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e todo um conjunto de medidas de política educativa apoiada pelo PO CH como o ensino profissional, a criação de gabinetes de orientação vocacional e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Este relatório reúne mais de 35 indicadores estruturais atualizados sobre políticas de educação para o ano escolar de 2018/19 em seis áreas de políticas educativas: educação e cuidados na primeira infância, aquisição de competências básicas, abandono escolar precoce, ensino superior, empregabilidade e mobilidade para fins de aprendizagem.

Parte das informações presentes neste relatório que dizem respeito aos Estados-Membros da UE foram também publicadas no Monitor de Educação e Formação 2019.

Fonte: PO CH

  • < back to news