Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Abandono%20escolar%202020.jpg

​The percentage of Portuguese young people between 18 and 24 years of age who do not finish their 12th year, nor are they studying, dropped to 10.6% in 2019. Portugal is only 0.6 percentage points from reaching the target set for 2020 situated at 10%.

10-02-2020

De acordo com os dados do INE, publicados na passada 4 feira, a taxa de abandono escolar precoce (AEP) no continente desceu mesmo para os 10,1%. No que diz respeito à distribuição por género, destaca-se o género feminino com uma taxa de 7%, muito abaixo da taxa verificada no género masculino com 13,1%. 

Em relação à situação deste indicador por regiões, sublinhando em particular aquelas que são apoiadas pelo PO CH, o Norte e o Centro registam já uma taxa inferior à meta para 2020 (respetivamente 9,5%, e 7,9%), enquanto que o Alentejo, regista uma taxa de AEP de 12,7%, ainda acima desse valor.

O papel dos Fundos Europeus, e em particular do Fundo Social Europeu tem sido, nas últimas décadas, de extrema relevância para esta trajetória de redução, em que se destaca o contributo dos Programas Operacionais do Portugal 2020 que apoiam medidas de promoção do sucesso escolar e de qualificação das novas gerações, sendo o PO CH, enquanto PO temático, central neste domínio de intervenção. 

No final de 2019 o PO CH já tinha apoiado mais de 250 mil jovens em ofertas do ensino básico (3º ciclo) e secundário, em regra de dupla certificação, através do apoio a cursos vocacionais, cursos do ensino artístico especializado, na fase inicial de implementação do POCH, cursos de educação e formação de jovens de nível básico de educação, cursos profissionais e ainda cursos de aprendizagem.

Fonte: PO CH

  • < back to news