Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/referencial%20IN.jpeg

​It was published by DGS - General Directorate of Health, the “Referencial Schools - Control of the transmission of COVID-19 in a school context” that presents the measures to be implemented by the educational community in the context of a pandemic.

10-09-2020

​Os estabelecimentos de educação ou ensino são locais de convívio e partilha, onde importa estabelecer medidas de saúde pública, alinhadas com as medidas implementadas a nível comunitário. Face à evolução epidemiológica e tendo como prioridade garantir o direito à educação das crianças e jovens, Portugal e a Europa ajustaram as suas políticas e medidas, reabrindo os estabelecimentos de educação ou ensino.

Na atual conjuntura é, no entanto, importante definir estratégias que permitam o ensino presencial, dando prioridade à prevenção da doença e à minimização do risco de transmissão. Para tal, foi elaborada uma orientação conjunta da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral da Saúde na qual consta um conjunto de medidas preventivas a adotar. Este “Referencial Escolas - Controlo da transmissão da COVID-19 em contexto escolar” serve como manual de atuação para a prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 no que respeita à gestão de casos, contactos e surtos em contexto escolar.

O cumprimento das medidas apresentadas no manual não dispensa os estabelecimentos de educação ou ensino de cumprir a legislação em vigor na matéria, em particular as orientações do Ministério da Educação relativas à organização do ano letivo 2020/2021.

Fonte: DGS / DGE

  • < back to news