Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Regiostars_vencedores%20IN.jpeg

​The Pedro Nunes Institute is one of the winners of the RegioStars 2020 Awards, announced by the European Commission, within the scope of the 18th edition of the European Week of Regions and Cities.

19-10-2020

Centro ESA Space Solutions Portugal, localizado no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, procura formas de usar as tecnologias espaciais para resolver problemas na Terra. Através do “Projeto ESA-BIC”, foram identificadas mais de 30 tecnologias espaciais como tendo potencial comercial em mercados não espaciais.

É um projeto sediado na Região Centro de Portugal, apoiado pelo 
Centro 2020, que ajudou os empreendedores e as PME a gerar novos negócios e inovação, assegurando o seu acesso a tecnologias espaciais, dados de satélites e à utilização dos mesmos. O Centro ESA Space Solutions Portugal foi o primeiro na Europa a implementar os três instrumentos da Agência Espacial Europeia para o crescimento económico regional e o desenvolvimento de oportunidades de negócio a jusante: o Centro de Incubação de Negócios da ESA, a Rede de Transferência de Tecnologia da ESA e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações da ESA. Estão a ser utilizadas soluções de alta tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços em setores como o transporte e a logística, a saúde, a agricultura e o ambiente.

Nos seus primeiros cinco anos de atividade, o projeto ESA-BIC Portugal ajudou a gerar mais de 11,5 milhões de euros em volume de negócio, criando 30 start-ups e cerca de 100 postos de trabalho altamente qualificados.

Na 2.ª categoria “Economia circular para uma Europa verde”, o vencedor foi 
“ACEITE O DESAFIO DA COMIDA FRESCA - Uma dentada nas mudanças climáticas com pequenas mudanças na sua dieta” (França e Reino-Unido), uma contribuição para reduzir as emissões de carbono, incentivando as pessoas a seguir uma dieta saudável.

O prêmio na 3.ª categoria “Competências e educação para uma Europa digital” foi atribuído a 
“E-SCHOOLS, PILOT PROJECT - Um Sistema para o Desenvolvimento Digital de Escolas Maduras” (Croácia), um projeto que ajudou 10% das escolas croatas e cerca de 50.000 professores e 500.000 alunos para mudar para um novo nível de educação, em linha com a política de digitalização da Educação. O projeto “E-SCHOOLS” pretende disseminar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino primário e secundário na Croácia, através do fornecimento de equipamentos de TIC e ferramentas educacionais para escolas e professores. Isso aumentará o desenvolvimento profissional dos professores, melhorará a qualidade da educação e aumentará a empregabilidade dos alunos.

Na 4.ª categoria de  “Envolvimento do cidadão para cidades europeias coesas” o prémio foi concedido a SHICC - Habitação Sustentável para Cidades Inclusivas e Coesas (França, Bélgica e Reino-Unido), para apoiar organizações democráticas que desenvolvem e administram casas acessíveis a pessoas com rendimentos baixos e médios.

A categoria específica de 2020 “Participação dos jovens para a cooperação transfronteiriça - 30 anos de Interreg” foi atribuída a 
“ENERGY @ SCHOOL: Otimização da energia e mudança de comportamento nas escolas da Europa Central” (itália, Polónia, Croácia, Eslovénia, Alemanha, Áustria e Hungria), com o desenvolvimento de um projeto para para tornar os alunos responsáveis ​​por monitorizar o seu consumo de energia escolar.

Por último, o público escolheu 
“O tempo agora é de mudança'' (Polónia e Lituânia), pelo seu impacto na cooperação para o empoderamento da juventude através das fronteiras.

Os REGIOSTARS são prémios europeus para projetos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens no desenvolvimento regional. A Comissão Europeia deu início aos prémios em 2008. Com o objetivo de inspirar outras regiões e gestores de projetos em toda a Europa, os projetos participantes estão no centro das atividades de comunicação a nível europeu. Cinco categorias e um prêmio de escolha pública estão em disputa todos os anos.


Saiba mais aqui sobre todos os Vencedores RegioStars 2020 


Fonte: Comissão Europeia

  • < back to news