Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Pact%20for%20Skills.jpeg

​European commissioners Nicolas Schmit (Employment and Social Rights) and Thierry Breton (Internal Market) launched the Skills Pact, a key initiative of the European Skills Agenda, during the European Professional Skills Week 2020, which took place from 9 to 13 November.

18-11-2020

Num evento virtual, os dois comissários anunciaram as primeiras parcerias europeias de competências nos principais ecossistemas industriais - automóveis, microeletrónica e indústrias aeroespacial e de defesa.

As competências são fundamentais para a recuperação da pandemia de coronavírus e para o domínio das transições digital e verde. As empresas precisam de pessoas qualificadas para inovar e crescer. No entanto, as inadequações e a escassez de habilitações aumentam, colocando um grande número de pessoas em risco de desemprego. Só juntando as forças de todos os parceiros relevantes será possível fazer progressos substanciais para satisfazer as necessidades da Europa nessa área.  O Pacto pelas Competências promove esta ação conjunta para maximizar o impacto do investimento na melhoria das habilitações existentes e na formação em novas competências.

Durante a apresentação o Comissário Schmit sublinhou que a maioria dos empregadores sabe que investir em competências é uma questão fundamental na sua estratégia. Não é possível contar apenas com os governos para assumir a responsabilidade pela formação. Grandes e pequenas empresas, agências de emprego, parceiros sociais, provedores de EFP e outros, devem criar parcerias em grande escala com esse fim. Uma necessidade urgente, segundo o Comissário, que tem que ser posta em prática já.

Segundo o Comissário Breton o talento europeu está no cerne da nossa resiliência industrial e será o motor da recuperação económica depois da pandemia. Com as transições verde e digital a ganhar velocidade, é necessário equipar todos os europeus com as competências certas. O Comissário salientou ainda que o lançamento do Pacto pelas Competências é apenas o início da ofensiva europeia de competências.

No evento de lançamento do pacto foram ainda destacados os benefícios para as organizações aderentes, incluindo networking, centros de conhecimento e recursos, seminários, webinars, experiência de aprendizagem entre pares, orientação e fontes de financiamento a nível da União Europeia.


Conheça aqui o Pacto pelas Competências.

Fonte: Comissão Europeia

  • < back to news