Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Img_Contributos_Site_En.jpg

​The guide “Contributes to the implementation of distance learning in schools” was published, a tool to support schools in distance learning, implemented since February 8, 2021. To complement this script, support resources will be published on the same page as weekly work plans, for students and teachers.

12-02-2021
O roteiro está disponível na página eletrónica “Apoio às Escolas” e pretende reunir um conjunto de linhas orientadoras para as escolas. Foi construído com o contributo de várias equipas com trabalho consolidado nesta modalidade de ensino, incluindo escolas e peritos em ensino a distância. O documento tem em conta o facto de a organização das escolas, das atividades e dos professores ser forçosamente diferenciada e sujeita a alterações decorrentes desta modalidade de ensino.

Na mesma página, são também disponibilizadas planificações semanais e outros recursos de apoio que podem ser ajustados às realidades e aos contextos de cada escola. Trata-se de exemplos de planos de trabalho semanal, bem como de planificações das atividades em regime de ensino a distância. São sugeridas diferentes opções de conjugação dos modos síncrono e assíncrono, de utilização de diferentes metodologias e de mobilização de recursos educativos digitais que vão desde o 1º. ciclo do ensino básico até ao fim do secundário, incluindo os cursos artísticos especializados e os cursos profissionais. 

A apresentação destes exemplos tem como objetivo central o apoio aos alunos e às suas famílias na estruturação do dia de trabalho, em função da autonomia e capacidade organizativa de cada um, o que também variará em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma.

A página eletrónica “Apoio às Escolas” disponibiliza a todos os alunos, professores, diretores, encarregados de educação e restante comunidade escolar um abrangente conjunto de recursos de apoio às aprendizagens e à gestão escolar, no sentido de enriquecer e valorizar os processos de ensino e aprendizagem nestes tempos de constante desafio. Criado em 2020 pela Direção-Geral da Educação, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., como resposta às solicitações das escolas no início da crise pandémica, o “Apoio às Escolas” superou todas as expetativas, tendo-se tornado uma referência, quer ao nível da utilização de metodologias de ensino a distância por parte das escolas, quer ao nível da avaliação, entre outras áreas.

Aceda aqui ao documeto: Contributos para a implementação do Ensino a distância nas Escolas

Aceda aqui ao website “Apoio às escolas”

Fonte: plataforma  "Apoio às Escolas"
  • < back to news