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​The TEIP Meeting, promoted by DGE - General Directorate of Education, took place in an online format last February 9th and had as main theme the pedagogical innovation in the continuity of the work developed so far.

15-02-2021
O Programa TEIP é uma iniciativa governamental, implementada atualmente em 136 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, o que se reflete em níveis mais elevados de insucesso escolar e abandono precoce do sistema de educação e formação, sendo um Programa apoiado financeiramente pelos Programas Operacionais Regionais no contexto do Portugal 2020, mas tendo ainda o mesmo articulações relevantes com intervenções financiadas pelo POCH, designadamente relacionadas com o apoio à formação contínua de docentes e outros agentes de educação e o reforço dos Serviços de Psicologia e Orientação. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.

Neste encontro, que contou com intervenções de responsáveis pela implementação desse Programa em três agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, bem como de especialistas de referência da área da educação, foram apresentadas as conclusões do 
relatório balanço do Programa TEIP3, em que é possível constatar a melhoria do sucesso escolar. O decréscimo do insucesso escolar no 12º ano (de 36,9% em 2017 para 10,9% em 2020) ou no secundário em geral (de 17,5% em 2017 para 9,08% em 2020) em escolas TEIP, são exemplo das conquistas alcançadas e da concretização dos objetivos propostos. Revelou-se unânime a convicção de que os progressos obtidos através do trabalho desenvolvido são evidentes e estão consolidados, por isso o foco esteve no futuro dos TEIP e na necessidade de refinar a intervenção.

Durante o Encontro foi destacada a indispensabilidade da inovação pedagógica e da inovação na intervenção e salientados os desafios que se colocam ao nível da sustentabilidade, sobretudo na área dos recursos humanos. Foi transversal o reconhecimento da necessidade de acesso a recursos humanos diferenciados: mais professores e melhor qualificados, para potenciar a eficácia das intervenções, e mais técnicos de psicologia e serviço social. Estes últimos são muito importantes para o desenvolvimento de atividades no âmbito da orientação vocacional, mas serão também necessários para a dinamização de atividades pedagógicas inovadoras e para criar pontes entre a escola e a comunidade que contribuam para o sucesso destes programas.  A importância acrescida destes profissionais, apoiados pelo Fundo Social Europeu (FSE) através do PO CH, justifica, por si só, o incentivo do financiamento nesta área, no âmbito da programação futura. 

O aperfeiçoamento  das intervenções ao nível dos TEIP passa ainda pelo trabalho em rede, pela formação de docentes, apoiada pelo PO CH/ FSE, e pelo contributo de equipas multidisciplinares que possibilitem que a intervenção TEIP deixe de ser vista exclusivamente como a abordagem dos territórios e jovens problemáticos, mas também como uma abordagem pedagógica inovadora, flexível e promotora do sucesso escolar.

Para além dos apoios que recebem dos Programas Operacionais Regionais, enquanto escolas TEIP, em articulação com os PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar dos respetivos municípios, também financiados por esses Programas -  estas escolas estão normalmente envolvidas noutros projetos, muitos dos quais financiados pelos fundos europeus, tal como a formação contínua de docentes ou projetos financiados via EMPIS, como a “Teach Portugal” a “Apps For Good”, ou a “Academia do Código”. Por tudo isso, ficou clara na sessão a importância de ser dada continuidade ao programa, alinhando-o com a desejada e referida inovação pedagógica.

Estas e outras conclusões sobre os TEIP são objeto da Avaliação em curso sobre o Contributo do PT2020 para a promoção do Sucesso Educativo, Combate ao abandono escolar e precoce e promoção da empregabilidade dos Jovens, sob a coordenação do POCH, cf. consta do seu 
Plano de Avaliação, e que se encontra em fase final de produção, sendo que os seus resultados serão em breve apresentados publicamente.
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