Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_x_cedefop_not_in.jpeg

​Cedefop - European Center for the Development of Vocational Training responded to the coronavirus pandemic, producing information and evidence to help policy makers deal with the consequences of the crisis in the areas of skills and employment. The information, available to everyone, is now organized in a digital publication, which facilitates and directs access.

16-02-2021

Desde o primeiro dia que o Cedefop mobilizou os países europeus e as instituições de ensino e formação, disponibilizando uma plataforma para partilha de conhecimentos e experiências de crise desencadeada pela COVID 19. Os dados recolhidos foram analisados e foi produzida informação, que ficou disponível em tempo recorde, para ajudar a Europa e as suas instituições a enfrentar os desafios que surgiram enquanto a crise se desenrolava. 


A pandemia de coronavírus acelerou a necessidade de ensino à distância e de teletrabalho nos países da UE. O Cedefop monitorizou os desenvolvimentos, avaliando o novo panorama e partilhando as melhores práticas. 

O ensino e formação profissional (EFP), a educação em geral e a orientação profissional enfrentam mudanças abruptas no contexto pandémico. O Cedefop investigou os novos desafios e exigências, para perceber como pode ser a nova realidade para as práticas de educação e formação na Europa.

As mudanças na procura de competências em toda a Europa, na sequência da pandemia, e o seu impacto a longo prazo no perfil da força de trabalho europeia, à medida que vamos avançando para um novo cenário económico, também foram foram alvo de análise e de partilha de informação. Os empregos em risco e os setores que serão mais afetados bem como a automação e inteligência artificial no novo contexto de um mundo pós-pandémico de trabalho e competências, são temas impactantes e que foram merecedores de atenção. 

A ReferNet - rede de instituições do Cedefop que fornece informação sobre os sistemas e políticas nacionais de ensino e formação profissional (EFP) nos Estados-Membros da UE, Islândia e Noruega, tem também vindo a divulgar resumos, quase em tempo real, sobre como cada país responde aos desafios da pandemia do coronavírus nas estruturas de aprendizagem e no mercado de trabalho. Esta partilha de conhecimento e experiência ajudou todos os decisores na Europa a ajustar e melhorar a gestão imediata da crise.

Toda a informação organizada em várias publicações está agora organizda nesta publicação digital, com acessos diretos aos estudos, trabalhos e notícias de cada tema.  Muitos destes temas foram oportunamente noticiados pelo PO CH e pode ser consultados no seu website em:

Trabalho e Aprendizagem Online em tempo de Coronavírus 

A pandemia e a procura de novas competências na Europa

A Inteligência artificial no mundo pós-pandémico do trabalho e das competências

Aceda aqui à brochura digital do Cedefop que remete para todo o trabaho do Centro no contexto da pandemia.


Fonte: Cedefop

  • < back to news