Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Taxa%20populacao%20nivel%20sedundario%20IN.jpeg

​With 56.1% of the population living in Portugal, aged between 25 and 64 years old, having completed secondary education at the end of 2020, this rate had never reached such a high value, mirroring the growth trend indicator in recent years.

22-02-2021

São 52,4% os homens e 59,4% as mulheres com escolaridade do nível de ensino secundário, no grupo etário 25-64 anos, o que resulta taxa de 56,1%. Este indicador sofreu uma evolução positiva de 3,9% no último ano, contra 2,4% no ano anterior. Nas regiões menos desenvolvidas de Portugal, as de intervenção do PO CH, Norte, Centro e Alentejo, os números estão ainda aquém da média nacional, apesar da subida registada nas 3 regiões, durante o último ano.  No Norte, os valores estão nos 49,1%, no centro nos 53,3% e o Alentejo atingiu os 52,8%. A taxa de escolaridade do nível de ensino secundário (25-64 anos) da população residente em Portugal ultrapassa, pelo segundo ano consecutivo, a meta traçada pelo Plano Nacional de Reformas (PNR)  e pela Estratégia Europa 2020 (EE 2020), de 50% para 2020. Apesar da evolução positiva, a taxa portuguesa está ainda longe da média da EU28 que, sem valores ainda apurados para 2020 era, em 2019, de 78,7%. 


Evolução da população 25-64 anos com pelo menos o ensino secundário, em Portugal e nas regiões elegíveis ao PO (2014-2020) em %


A Educação é o melhor e o mais poderoso investimento que um país pode fazer na construção do futuro. Pessoas mais qualificadas são mais saudáveis, têm melhor nível de vida, e são cidadãos mais ativos socio e politicamente.  O país também tira dividendos do seu investimento, com menos custos com o sistema judicial e criminal, com a saúde e com taxas de abstenção mais baixas, nas eleições. Com o Capital Humano devidamente qualificado a economia e sociedade desenvolvem-se e a qualidade de vida aumenta.


Por tudo isto, o investimento que o POCH tem vindo a fazer na qualificação da população portuguesa, nas regiões elegíveis, é fundamental para a consolidação dos valores europeus na sociedade portuguesa: dignidade humana, democracia, liberdade, estado de direito, igualdade, direitos humanos, não discriminação, tolerância, justiça, pluralismo e solidariedade.

Os apoios do PO CH à formação de jovens, através do investimento nos cursos de dupla certificação, bem como à aprendizagem ao longo da vida, onde se insere a qualificação da população adulta, são motores substanciais para o aumento do nível de qualificação da população residente em Portugal. Desde o início do quadro comunitário 2014-2020, o PO CH, através do Fundo Social Europeu (FSE),  já investiu na qualificação de adultos mais de 580 M€, sendo 494M€, o valor dos apoios FSE. Este montante apoiou a (re)qualificação de mais de 354 mil pessoas residentes em Portugal.

Aceda aqui ao detalhe dos indicadores.

Fonte: INE

  • < back to news