Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/inovacao%20pedagogica%20IN.jpeg

​Within the scope of the continuous training of teachers and other education and training agents, PO CH supports the pedagogical innovation of projects that invest in the construction of communities of teachers to promote co-creation projects with companies.

26-03-2021

O Projeto de Inovação Pedagógica - Metodologia DEMOLA é uma iniciativa de origem finlandesa. Junta estudantes, docentes e empresas/instituições em resposta a desafios reais e  problemas da comunidade que exigem inovação e onde é necessária uma ampla variedade de competências.

No âmbito deste projeto de inovação pedagógica, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) disponibiliza, até 2023, aos professores do IPS e de escolas profissionais, ações de formação que visam o fomento da utilização de práticas pedagógicas modernas e aplicadas à escala global. Pretende-se que os docentes adquiram confiança na utilização das novas ferramentas e métodos, para capacitar os alunos a participarem na resolução de desafios, estimulando parcerias com instituições e empresas da região.


Na sessão de lançamento, que aconteceu online no dia 24 de março, foram apresentados 8 projetos de cocriação, em áreas como serviços disruptivos, novas tecnologias, sociedade & cultura, bem-estar e sustentabilidade, que envolvem várias empresas e os municípios de Setúbal e do Barreiro.

Cristina Jacinto, a Vogal Executiva da Comissão Diretiva do PO CH, presente na sessão, salientou a importância da inovação associada à colaboração entre as instituições de ensino profissional superior e as escolas técnico-profissionais, algo muito falado mas que nunca tinha passado do papel. São projetos como este que mostram como o ensino superior está a mudar. Os estudantes querem estabelecer ligações com o mundo do trabalho, não se contentam em estudar teoricamente os problemas, mas são motivados pela procura de soluções práticas. Terão agora oportunidade de experimentar um formato inovador, colaborativo e internacional. Este será, segundo a vogal do PO CH, um projeto bandeira, na área da formação contínua de docentes, que o PO CH se orgulha de apoiar.

Através do concurso lançado em 2020, o POCH aprovou 14 projetos que visam a formação inovadora e em parceria entre IES e Escolas profissionais, tendo aprovado 2 881M€ no total, sendo 2 449M€ de FSE.

 

Aceda aqui à notícia do lançamento do projeto.

Aceda aqui à ficha do projeto.


  • < back to news