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​This practical guide allows Vocational Education and Training institutions to adopt strategic planning for teaching and learning processes based on the innovation of their products and services.

31-03-2021

As mudanças globais, incluindo a transição para economias mais verdes, a utilização das tecnologias digitais no mundo do trabalho e a pandemia COVID-19, entre outros, estão a mudar a maneira como vivemos e trabalhamos. Essas alterações estão a impulsionar os sistemas de educação e formação profissional (EFP) a melhorar a sua capacidade de identificar as necessidades de competências no futuro e a aumentar o acesso a novas oportunidades.

À medida que a EFP se adapta aos impactos das ruturas sociais, ambientais e económicas surgem práticas inovadoras com o potencial de revolucionar o futuro das competências. Escolas, centros de formação e faculdades têm o potencial de desempenhar um papel de liderança para impulsionar a inovação no desenvolvimento de competências a nível local e no ecossistema da inovação. O POCH tem vindo a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores no contexto sobretudo do seu eixo prioritário 4, com um investimento total elegível aprovado de 192 milhões de euros do Fundo Social Europeu, tendo em vista a melhoria da qualidade do seu sistema de educação e formação.

O quadro de Inovação UNEVOC foi desenvolvido a partir das experiências dos centros de inovação para competências (i-hubs), uma iniciativa global implementada entre 2018 e 2020 pela UNESCO-UNEVOC - Centro Internacional de EFP.  Esta iniciativa foi inspirada pelos desafios e oportunidades para a EFP resultantes das grandes perturbações económicas, sociais e ambientais globais, em consequência das mudanças climáticas, da digitalização e, mais recentemente, da pandemia global. Embora estes fenómenos perturbem todos os aspetos do trabalho e da vida em sociedade, incluindo a capacidade de responder às solicitações de novas competências, também criam espaço para a inovação, aproveitando o empreendedorismo e o surgimento de novas oportunidades de emprego.

O desenvolvimento do guia reflete a necessidade crescente de orientação e de disponibilização de ferramentas que podem ser usadas por instituições de acordo com o contexto de cada uma. Ao aplicar o Quadro de Inovação UNEVOC, as instituições de EFP podem avaliar a sua preparação para inovar e atualizar métodos de aprendizagem, processos, produtos e serviços, sempre na procura de melhorar os resultados.  Neste processo as instituições podem inspirar outras no seu ecossistema local a fazer o mesmo.  São processos como este que permitem desenvolver competências técnicas transversais para a inovação.


A Estrutura de Inovação UNEVOC fornece uma metodologia sistemática e mensurável, transversal às instituições e baseada em evidências, que permite o desenvolvimento maduro e sustentável do desempenho das instituições como motores de inovação. Para fins organizacionais e de sistematização a inovação em instituições de EFP foi dividida em 4 dimensões, que representam as áreas a inovar.

·       Estratégia e gestão;
·       Ensinamentos e aprendizagem;
·       Produtos e serviços;
·       Gestão da relação do ecossistema.

Esta Estrutura é composta por ferramentas de inovação que oferecem às instituições a possibilidade de  avaliar o seu desempenho e potencial de inovação. Essas ferramentas são principalmente usadas para facilitar uma série de atividades como parte da autoavaliação sobre inovação. 

O processo de co-desenvolvimento, teste-piloto e validação da metodologia UNESCO-UNEVOC, agora planificada neste guia prático, tem vindo a ser implementado nos vários centros que apoiaram o projeto um pouco por todo o globo, em países como Espanha, Alemanha, Finlândia, Malta, Sri Lanka, Kenya, China, Seychelles e Filipinas.


Aceda aqui ao guia.


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