Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/InfoEscolas%20IN.jpeg

​Statistical information from the InfoEscolas Portal on schools, demographics and the performance of students enrolled in the 1st, 2nd and 3rd cycles of basic and secondary education in scientific-humanistic and professional education were updated. This year, an equity indicator developed by DGEEC was also introduced.

05-04-2021

Para as escolas com ensino secundário é apresentada informação estatística sobre a oferta educativa e formativa para o ano de 2018-19, identificando-se para os cursos profissionais, via de ensino apoiada pelo PO CH, indicadores demográficos e de desempenho da população de alunos de cada escola, bem como dados nacionais e dados desagregados por distrito e por concelho.

Segundo dados da plataforma, em Portugal continental, no ano letivo 2018-19 havia 714 escolas com alunos inscritos no ensino profissional, num total de 110 184 alunos, dos quais 59% eram homens e 41% mulheres. As ciências informáticas são a área do ensino profissional em que se inscreveram mais formandos, cerca de 13,9%, indicador também da prioridade dada à formação de competências especializadas no contexto de uma economia cada vez mais digitalizada. Logo a seguir situa-se a hotelaria e restauração com 11,6% e em terceiro lugar os audiovisuais e produção de media, com 10%.

Para além dos dados mais recentes, o portal apresenta como inovação o novo indicador de equidade, desenvolvido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) ao longo do último ano. Este novo indicador permite aferir os níveis de sucesso educativo dos alunos de condições socioeconómicas mais vulneráveis (beneficiários do programa de Ação Social Escolar), em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, município e distrito, em comparação com os resultados médios dos alunos com um contexto socioeconómico e um percurso escolar semelhantes, a nível nacional. Desta forma, é possível observar em que medida cada estabelecimento de ensino tem conseguido promover o sucesso escolar dos alunos de meios mais vulneráveis, contribuindo para a concretização do princípio da igualdade de oportunidades que orienta o sistema educativo.

O InfoEscolas apresenta este ano ainda outra novidade, com a introdução, em área reservada, de dados e estatísticas complementares sobre a população de alunos da escola, disponíveis para consulta pelas próprias escolas e pelas equipas de avaliação externa. Neste âmbito, destaca-se a introdução de indicadores sobre o prosseguimento de estudos no ensino superior, sobre o contexto socioeconómico dos alunos e, ainda, sobre as assimetrias de contexto socioeconómico entre as turmas da escola.

Aceda aqui ao InfoEscolas

  • < back to news