Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/campeonato%20profissoes%20IN.jpeg

​Registration for entities wishing to participate in the National Digital Professions Championship - WorldSkills Portugal is open until April 9.

06-04-2021

Em Portugal, a transição digital está definida como um dos instrumentos fundamentais para a estratégia de desenvolvimento do país, em linha com os objetivos que vão nortear as prioridades de investimentos da União Europeia no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual para o período de programação 2021-2027. O ano 2021, também em consequência da pandemia, é o ano ideal para um Campeonato Nacional de Profissões diferente, para profissões digitais, realizado totalmente em ambiente virtual. Este formato pretende sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, dar expressão às orientações europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital e responder ao desafio da WorldSkills Internacional de tornar 2021 no Ano da Inovação.


As inscrições, abertas até 9 de abril, devem ser concretizadas pelas entidades formadoras, que devem inscrever um jurado e um concorrente para cada profissão em que desejem concorrer.

O
 campeonato das profissões é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Visa demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas de desempenho avaliadas segundo exigentes critérios. Os jovens a concurso são avaliados por um júri composto por peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Estes campeonatos pretendem aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos formativos.

Os campeonatos nacionais têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão.

Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

Esta iniciativa é um meio muito relevante de divulgação da qualidade do trabalho que é realizado na formação inicial dos jovens, enquanto aposta chave para o desenvolvimento económico e social do país, em especial nas regiões menos desenvolvidas: norte, centro e Alentejo. Estas regiões têm sido, por isso, alvo de mais investimento no âmbito da política de coesão da União Europeia. Nestas 3 regiões de intervenção do PO CH com o financiamento do Fundo Social Europeu, o investimento na formação inicial de jovens já chegou aos 2 370 milhões de euros de financiamento total elegível aprovado, dos quais 2 015 milhões de euros são investimento FSE. Estes apoios já beneficiaram mais de 260 mil jovens.


Saiba mais, aqui 

Inscreva-se aqui.


  • < back to news