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​The project "Streamlining the Execution of Financed Projects" was presented at a virtual conference attended by Cristina Jacinto, Executive Member of the Executive Committee of the HC OP, who contributed to its elaboration and who exposed her vision of change and simplification.

03-05-2021

Este projeto insere-se no âmbito da segunda edição do Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública, alinhado com a Estratégia para a Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública 2020-2023.


Durante a conferência foram apresentados e discutidos modelos de trabalho que promovem a simplificação de processos e a sua agilização.

Cristina Jacinto destacou a importância da reciprocidade na elaboração dos projetos colaborativos, dar e receber são palavras de ordem. 

A Vogal Executiva do PO CH referiu-se à complexidade dos processos burocráticos dos fundos, problema de difícil resolução, mas que poderá ser melhorado, com base nas boas experiências, nomeadamente a do PO CH.

Quer nos reembolsos quer na submissão de saldos existe a exigente questão da contratação pública. Os beneficiários têm sistematicamente que inserir nas suas candidaturas a mesma documentação e os técnicos dos vários Programas Operacionais têm que os analisar tal como os auditores.  O que se pretende que aconteça é que entidades e pessoas singulares providenciem a informação ao estado uma única vez. Depois disso ela deve poder ser utilizada em rede por todos os organismos. Para a implementação desta medida é necessária a interoperabilidade entre portais públicos de contratação e bases de dados, que gera uma fonte de informação comum. Este processo de partilha de informação traria vantagens não só aos beneficiários como às Autoridades de Gestão e também às Autoridades Reguladoras, implicaria um enorme alívio administrativo e menor probabilidade de erros.

Ligada a esta temática está também a questão da robotização. Cristina Jacinto deu a conhecer um projeto já implementado no PO CH, há cerca de 2 anos, com uma empresa parceira. Foi elaborado um relatório de verificações no local e automatizado utilizando um RPA (Robotic Process Automation). Este processo permitiu que o preenchimento de 300 campos de formulários, antes completamente manual e que levava cerca de 8 dias a preencher por uma pessoa,  passasse a ser feito em apenas 7 horas, podendo ainda ser otimizado se fosse beber informação a uma fonte como a sugerida anteriormente.

O Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública é uma iniciativa organizada por um conjunto de dirigentes de entidades da Administração Pública e de entidades de natureza associativa com fins públicos, acolhida na área de Governo da Modernização do Estado e da Administração Pública, que tem por finalidade realizar novos projetos, ou apoiar a conclusão de projetos, através da colaboração e de equipas de projeto multidisciplinares.


 Aceda aqui à conferência


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