Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_Img_Resultados_Desafios_Site_En.jpg

​The ‘Structural Funds: the context, results and challenges of the next cycle’ took place last May 21st. It was the first of the 2021 Webinar Cycle 'European Funds: Results and Challenges', promoted by the European Commission Representation in partnership with AD&C - Agency for Development and Cohesion.

27-05-2021

O webinar contou com as participações da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

Elisa Ferreira deu início ao debate dizendo que "Os fundos são um meio e não o fim. O fim é o Portugal do futuro que ambicionamos. E neste caso os meios devem justificar o fim" disse ainda que esta é uma "oportunidade histórica para repensar o desenvolvimento, as reformas, para um país mais coeso social e territorialmente".

Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, referiu-se  à  audição pública ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência que obteve 1700 contributos e alertou que "a regulamentação de fundos estará aprovada e publicada em junho".


Daniel Traça, professor catedrático de economia e diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), foi um dos oradores convidados, abordando o tema  'Fundos Estruturais: desafios do passado e do futuro'. Para Daniel Traça "é importante transformar empresas, tornar a Administração Pública mais eficaz, e definir, implementar e avaliar políticas públicas".

Ricardo Paes Mamede, subdirector do departamento de economia política do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e presidente da direção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, foi outro dos convidados. Sublinhou "o impacto singular dos fundos quando bem utilizados" embora haja um "peso excessivo em atividades de construção, e escassez de recursos para (re)qualificação e capacitação do Estado".

Nuno Santos, Presidente do Conselho Diretivo da AD&C, considera fundamental "ouvir contributos, fomentar o debate e chegar a consenso alargado" e "comunicar mais resultados positivos para gerar efeito de contágio"  bem como  "descomplicar os fundos".

ASSISTA AQUI AO EVENTO

Fonte AD&C

  • < back to news