Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/jogo%20das%20profissões%20IN.jpeg

​​The Government launched on June 1, World Children's Day, an online game to promote gender equality in professions and to demonstrate that there are not only professions for men or for women.

04-06-2021

Consiste num sítio com um  jogo online, que será depois alimentado com outros desafios e atividades interativas, bem como conteúdos e informações sobre estes temas, para toda a comunidade educativa e famílias com o objetivo desconstruir estereótipos de género associados às profissões.


Nas últimas décadas, têm sido muitos os esforços para promover uma mudança comportamental relativamente às atitudes, normas e modelos sociais sobre pretensas características de papéis de homens e mulheres, que continuam a justificar profundas desigualdades. O Jogo das Profissões para a Igualdade nasce da necessidade de, desde cedo, derrubar estes preconceitos.

A iniciativa é da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade com o envolvimento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, da plataforma Women in Tech em Portugal, que pretende divulgar a presença de mulheres no setor da tecnologia, e do centro de formação nas áreas tecnológicas Ironhack Lisboa. O desenvolvimento do jogo foi feito no feminino, pela 
Comunidade Raparigas do Código e ilustrado pela designer Rita do Mar.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, defende a importância de "continuar a trabalhar, desde cedo, na desconstrução daquilo que limita o acesso de mulheres e homens a determinadas profissões ou carreiras e, assim, constrangendo a sua liberdade e concretização de uma vida plena e de uma sociedade sustentável, promovendo, desde cedo, uma educação em liberdade e sem condicionalismos de género".

A integração e promoção dos princípios transversais da igualdade de género entre homens e mulheres e igualdade de oportunidades e não discriminação, em operações cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu (FSE), é verificada pela autoridade de gestão em sede de análise de candidatura na maioria das tipologias de operação, de acordo com a Orientação Técnica nº 3 /ADC e Checklist aplicável. 

Aceda aqui ao jogo


Fonte: Lusa

  • < back to news