Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_EPALE%20IN.jpeg

​​The European Commission's Electronic Platform for Adult Education in Europe (EPALE) has launched a new edition of the Community Stories initiative, through which it invites adult education and training professionals to share their stories and experiences in the fields of education and training.

08-06-2021

Esta iniciativa dá à comunidade EPALE a oportunidade de partilhar histórias, perspetivas e experiências que reflitam a criatividade e a experiência dos profissionais de educação e formação de adultos, para o benefício de seus colegas e de todo o campo da educação. A EPALE está empenhada em reunir e documentar a enorme riqueza e variedade de projetos e experiências no setor da educação de adultos.


Este ano, as histórias partilhadas devem estar no âmbito de um dos três focos temáticos da EPALE: 

  • Competências para a vida, para capacitar os adultos a aprenderem e participarem; 

  • A transição digital e as oportunidades de aprendizagem combinada; 

  • A mudança social Inclusiva para a sustentabilidade e justiça.

No contexto das "Competências para a vida para capacitar os adultos a aprenderem e participarem", a EPALE quer ver abordados o aumento da qualificação e da requalificação para o trabalho e para a vida, a relevância das competências básicas e a urgência da literacia para saúde e para os média. Qual o modelo de atuação para reforçar as competências básicas para a transformação digital e demográfica?

"A transição digital e as oportunidades de aprendizagem combinada" trazem consigo a reflexão sobre a redefinição da educação para a era digital. Este é um objetivo fundamental e todos estão a reformular a sua forma de ensinar e de formar à luz da transição digital. Como aproveitar ao máximo a educação combinada (presencial e a distância)? Como manter os alunos motivados através de meios digitais? Que oportunidades estão a surgir?

"A mudança social inclusiva para a sustentabilidade e justiça" exige ações que garantam a justiça social e que criem resiliência para se reagir às crises. Significa que precisamos garantir o direito à educação para os adultos com deficiência e para os socialmente excluídos, para que possam participar de forma plena na sociedade. Como é que os projetos abordam os temas da Inclusão Social de grupos vulneráveis, a diversidade e o envelhecimento ativo? Como é que contribuem para a sustentabilidade?

São as respostas que têm sido dadas a estas e outras questões que a EPALE gostaria de ver abordadas através das histórias partilhadas.

Até ao dia 29 de outubro de 2021, os profissionais de educação e formação de adultos podem submeter as suas histórias, acompanhadas por fotos e relatos das mesmas, dando destaque:

  • aos projetos atuais em que estejam envolvidos;

  • aos aspetos mais interessantes das suas experiências enquanto profissionais de educação e formação de adultos;

  • à forma como o seu trabalho se alterou nos últimos anos;

  • aos desafios futuros no campo da educação e na sua área específica de interesse.

A coletânea de histórias de 2020, "Livro de Histórias da Comunidade EPALE" já foi editada e está disponível para download. São 118 histórias inspiradoras, de profissionais de educação e formação de adultos de toda a Europa, que relatam experiências profissionais vividas durante o pico da pandemia de COVID-19. São reveladas técnicas inovadoras de formação online e novas soluções para fazer face ao sentimento de isolamento e assegurar as medidas de distanciamento social. A publicação agrupa as histórias em quatro categorias: Inclusão Social; Competências Básicas; Cultura e Competências para o Trabalho. 8 das 118 histórias correspondem a relatos de profissionais de educação e formação de adultos portugueses, na sua maioria a trabalhar em Centros Qualifica.

Obtenha o seu livro aqui. Para tal deve registar-se na comunidade EPALE.

Participe e obtenha mais informações sobre esta iniciativa aqui.

Submeta o seu projeto aqui.

Fonte: EPALE | CE

  • < back to news