Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_inq%20satis%20EB%20IN.jpeg

​No contexto do Sistema de Gestão da Qualidade do HC OP são realizados periodicamente, desde 2019, contos à satisfação das entidades beneficiárias. Os resultados agora divulgados espelham o desempenho durante o primeiro semestre de 2021 em que estas se distanciam globalmente “muito satisfeitas" nos vários espaçositos.

28-07-2021

O questionário foi realizado entre 9 e 16 de julho de 2021 e inquiriu a satisfação das entidades beneficiárias do PO CH nos domínios da imagem, canais de comunicação, acompanhamento, acesso à informação e avaliação global. Foram entregues com sucesso 293 pedidos de participação no questionário de satisfação e obtidas 204 respostas, que equivalem a uma taxa de 70%.

A imagem do PO CH (logotipo, website, redes sociais, newsletter, boletim trimestral)  é considerada "boa", "muito boa" ou "excelente" por 95% dos inquiridos. Nenhuma entidade beneficiária indica estar insatisfeita com a imagem do POCH.


Do total de respondentes, 88% avaliam os canais de comunicação do PO CH com "bom" ou "muito bom" e 2% permanecem insatisfeitos, o mesmo valor que em 2020. O canal de comunicação mais utilizado é o email, sendo o preferido por 80%  das entidades beneficiárias.

O acompanhamento efetuado às entidades beneficiárias, no âmbito dos projetos financiados, é "bom", "muito bom" ou "excelente" para 84% dos inquiridos . Em 2021, a percentagem de "insatisfeitos" caiu para 3% contra 7% em 2020.

Relativamente à facilidade de acesso à informação, o total de entidades que avaliam o PO CH com classificação igual ou superior a "bom" corresponde a 87%, 2 pp acima do ano passado. Os "insatisfeitos" são apenas 2%, o mesmo valor que em 2020.

A avaliação global do PO CH, com classificação igual ou superior a "bom", foi de 91% em 2020, sendo atualmente de 88%.  Destes, 64% destacam-na com "muito bom" ou "excelente". A percentagem de insatisfeitos é de 3%.

Esta avaliação da satisfação dos clientes do PO CH, decorre num momento em que todos os trabalhadores se encontram em teletrabalho, situação que se mantém desde março de 2020, bem como o seu número é particularmente inferior ao máximo de 70 trabalhadores permitido para o funcionamento desta Autoridade de Gestão, fruto de um conjunto de saídas essencialmente por mobilidade registadas na sua estrutura após o processo de regularização extraordinária da grande maioria das pessoas ao seu serviço e que só de forma muito limitada até esta data foi possível compensar com novas entradas. Neste contexto, o grande desafio continua a ser o de sustentar e, se possível ainda, elevar os níveis de satisfação das entidades beneficiárias do PO.

A Política da Qualidade no PO CH enquadra-se na sua estratégia e âmbito de atuação. O Programa Operacional obteve o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade, reconhecido internacionalmente ao abrigo da norma NP EN ISO 9001:2015, em fevereiro de 2019. Desde então, avalia periodicamente o grau de satisfação das entidades beneficiárias procurando proporcionar, nos seus serviços, níveis adequados de qualidade e a sua melhoria constante. 


Aceda aqui ao relatório do inquérito.

  • < back to news