Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_LEME%20IN.jpeg

​​The LEME website, launched by the Government and available since September 8, includes content to support the teaching of media literacy in line with the Profile of Students Leaving Mandatory Schooling

15-09-2021

Cidadãos preparados para o futuro têm que estar informados e precisam de ter instrumentos que os defendam das armadilhas da desinformação. O Governo considerou que havia uma lacuna no combate à desinformação, por não existir um agregador de conteúdo que ajudasse a dotar os alunos de instrumentos para esse combate e para ajudar a reconhecer as chamadas "fake news". Dar aos cidadãos, desde muito pequenos, a capacidade de perceber a veracidade das informações que lhe chegam e a credibilidade das fontes, é fundamental para a defesa dos valores da democracia, segundo disse Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, no lançamento da plataforma digital.

Esta ferramenta pretende contribuir para que educadores e professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário promovam nos seus alunos, consumidores e produtores de conteúdos nos media digitais, os conhecimentos, as competências e o sentido crítico indispensáveis a um exercício informado e responsável.

LEME — Literacia e Educação Mediática Em linha é o fruto do trabalho desenvolvido por um grupo de investigadores, professores, formadores, jornalistas e representantes de instituições públicas, criado para inventariar, selecionar e sistematizar os recursos disponíveis em matéria de literacia mediática, bem como para propor inovações que enriquecem a oferta e  suprimem as lacunas detetadas. Foi custeado pelo .pt, associado ao projeto.


Aceda aqui ao 
LEME.

Aceda aqui ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

 

Fonte: Portal do Governo

  • < back to news