Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_campeonato%20da%20profissoes%20IN.jpeg

​​Portugal took the podium 3 times in the 7th edition of the European Championship of Professions that took place in Graz, Austria, having obtained a gold medal, a silver medal and a bronze medal. We highlight the medal of excellence conquered by Samuel Santos, from Insignare, in the kitchen area, being supported by the PO CH in his participation in the Professions Championship.

01-10-2021

​Depois de um ano de adiamento e incertezas devido à pandemia, o Euroskills 2020 realizou-se por fim e em formato físico. O campeonato decorreu de 23 a 25 de setembro e juntou 400 concorrentes em 48 profissões. Foram 19 os países europeus participantes, e três convidados: Albânia, Emirados Árabes Unidos e Tailândia.

Portugal participou com 18 jovens em 15 profissões e um total de 21 jurados. Conquistou, para além dos lugares no pódio, 6 medalhas de excelência, que são atribuídas sempre que a classificação é igual ou superior a 700 pontos, dos 800 correspondentes à pontuação máxima. Com estas participações Portugal ficou em oitavo lugar na classificação por países.

Das medalhas atribuídas a Portugal, destacamos a conquistada por Samuel Santos, da Insignare, em Cozinha. A história deste formando, apoiado pelo PO CH também no âmbito do curso profissional que frequentou, pode ser conhecida no 
Boletim Informativo nº 11 do PO CH. Ainda a mostra de educação e formação do PO CH, a E.volui, salienta a participação do Formando no Campeonato das Profissões, revela os detalhes dos apoios do PO CH e Fundo Social Europeu neste contexto e disponibiliza um "shoowking" protagonizado pelo cozinheiro Samuel Santos.

O PO CH, através do cofinanciamento do Fundo Social Europeu, apoiou os concorrentes ao Campeonato das Profissões, nas suas fases regional e nacional e europeia, desde que associados a entidades formadoras com cursos profissionais, privadas e públicas, situadas em regiões elegíveis ao PO CH, tendo para o efeito aprovado mais de 115 000€ (99 000€ de Fundo Social Europeu). Com estes apoios, pretende promover e credibilizar as vias profissionalizantes de dupla certificação, uma vez que o Campeonato das Profissões, nas suas várias etapas, evidencia a qualidade das competências que são ministradas pelas entidades formadoras públicas e privadas, muitas das quais apoiadas pelo POCH. Os resultados agora obtidos por Portugal dignificam todos os envolvidos e comprovam  o empenho dos concorrentes e das entidades formadoras.


Fonte: Worldskills Portugal

  • < back to news