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​​The Directorate-General for Education and Science Statistics (DGEEC) published the “Student Profile 2019/2020”, which disseminates statistical information on those enrolled in Pre-School, Basic and Secondary Education, Post-secondary Non-Higher Education and in Higher Education in educational establishments, public and private, in mainland Portugal.

12-10-2021

Esta publicação, com periodicidade anual, é construída a partir das estatísticas da Educação da DGEEC e os dados reportam-se a Portugal Continental.

ano letivo 2019/2020 ficou marcado por menos alunos inscritos em todos os graus de ensino, pelo aumento da taxa de escolarização e pela diminuição da retenção e das desistências. Em 2019/2020 havia um total 1 903 590 alunos inscritos, menos 3 580 face ao ano letivo 2018/2019, por força da diminuição do número de matriculados nos ensinos básico e secundário.

Os dados revelam uma melhoria na cobertura do sistema educativo, com a taxa de escolarização a atingir os seguintes níveis:

92,7% na Educação Pré-Escolar, sendo 92% em 2018/2019;
97,2% no 1.º ciclo, sendo 95,8% em 2018/2019;
90,8% no 2.º ciclo, sendo 89,6% em 2018/2019;
91,5% no 3.º ciclo, sendo 89,8% em 2018/2019;
83,8% no Ensino Secundário, sendo 82,4% em 2018/2019.

O
 esforço na qualificação dos jovens reflete-se assim de forma significativa, em particular no Ensino Secundário, com uma subida da taxa de escolarização de 12 p.p numa década.

No mesmo ano letivo, a taxa de retenção e abandono escolar atingiu os seguintes valores:
2,2% no Ensino Básico, face a 3,7% em 2018/2019;
1,4% no 1.º ciclo, face a 2% em 2018/2019;
2,4% no 2.º ciclo, face a 3,8 em 2018/2019;
3% no 3.º ciclo, face a 5,6% em 2018/2019;
8,4% no Ensino Secundário, face a 12,9% em 2018/2019.

Estes são os valores mais baixos de sempre, em consequência do esforço na promoção do sucesso escolar, para o qual o PO CH tem contribuído assinalavelmente  com os apoios aos cursos de dupla certificação. Destaque para  os cursos profissionais, que se têm revelado uma via privilegiada para concluir o ensino básico ou secundário, ao mesmo tempo que é adquirida uma certificação profissional, bem como o apoio a intervenções de promoção do sucesso escolar e de melhoria da qualidade do sistema, que contribuem igualmente para este desempenho, conforme ficou demonstrado na avaliação concluída recentemente sobre o contributo do Portugal 2020 e do POCH em particular para esse efeito e que pode encontrar 
aqui.

Consulte o 
"Perfil do Aluno 2019/2020"

Fonte: DGEEC

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