Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_DESI%20IN.jpeg

​​Portugal occupies 16th place among the 27 EU Member States in the 2021 edition of the European Commission's IDES, which translates into a rise of 3 places compared to the 2020 edition. Human Capital, which accompanies the rise , is on the 18th. place, reflecting the digital development efforts of the national society and economy.

19-11-2021

O Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade Digital reúne indicadores sobre o desempenho digital da Europa e acompanha o progresso dos países da UE. Em 2021 o IDES foi simplificado, sendo agora composto por 33 indicadores, na sequência da revisão metodológica para alinhamento com os objetivos digitais da Europa para 2030 ("Bússola Digital 2030"), cujas quatro dimensões – capital humano, conetividade, empresas e serviços públicos – são coincidentes com o Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.


No que se refere ao capital humano, Portugal ocupa o 18.º lugar entre os 27 países da EU, recuperando 3 posições face a 2020. O nível de competências digitais básicas mantém-se nos 52%, ficando aquém da média da UE de 56%. O pais regista um aumento da percentagem de especialistas em TIC, que passou de 3,6% para aproximadamente 4%, correspondendo a uma subida de seis posições no ranking de Estados-Membros, aproximando-se da média da UE. A percentagem de mulheres especialistas em TIC aumentou consideravelmente, de 18% para 22%, acima da média da UE de 19%, colocando Portugal em 9.º lugar neste campo.  No entanto, o número de licenciados em TIC permanece baixo (2,3%) em comparação com a média da UE de 3,9%. Em Portugal, o número de empresas que ministram formação em TIC é superior à média da UE (20%), embora se registe uma queda significativa em relação ao ano passado: de 28% para 23%.

O país ocupa a 15ª posição da tabela em relação à conectividade, mas chega ao 3.º lugar, na adesão à banda larga fixa, e ao 7.º lugar em termos de cobertura de rede fixa de capacidade muito elevada. No indicador relativo à cobertura 4G em alojamentos, encontra-se 0,2 p.p acima da média da UE, alcançando 99,9% entre o total das operadoras móveis.

Portugal encontra-se no 17º lugar no que respeita à integração das tecnologias digitais nas empresas, mas destaca-se face à média da UE, no novo indicador das transições gémeas (digital e verde) que reflete a adoção de tecnologias digitais com impacto na sustentabilidade ambiental, com 86 % das empresas a utilizarem TIC com esse fim face a 66% da média da UE.

No âmbito da Administração Pública, Portugal ocupa o 14.º lugar da UE no que se refere a serviços públicos digitais. Mantém-se acima da média da UE no que respeita à disponibilização de serviços públicos digitais para cidadãos e para as empresas, bem como na disponibilização de formulários online de serviços públicos com dados pré-preenchidos.

A Comissão Europeia tem monitorizado o progresso digital dos Estados-Membros através dos relatórios do Índice de Economia e Sociedade Digital (IDES) desde 2014. Todos os anos o IDES inclui também dados de outros países que ajudam os Estados-Membros a identificar áreas que requerem ação prioritária.

 
Aceda Aqui ao IDES 2021
Aceda Aqui aos relatórios por país

  • < back to news