Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_CFE%20IN.jpeg

​​Guaranteeing rights and non-discrimination, protecting democracy and the rule of law, reforming the European Union, building a European identity and fostering citizen participation are the areas covered by the first set of recommendations made by citizens in the context of the Conference about the Future of Europe.

07-01-2022

Os participantes no Painel de Cidadãos Europeus sobre "democracia europeia, valores e direitos, Estado de direito e segurança", reuniram  entre 10 e 12 de dezembro de 2021, no Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália). Nesta reunião foram adotadas 39 recomendações que serão agora apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência para serem consideradas nas propostas finais.

Estes  cidadãos lançaram um apelo à ação relativamente a questões muito concretas, como a garantia do direito à privacidade, a promoção da paridade entre homens e mulheres e dos valores comuns, a luta contra a desinformação e o incentivo à participação ativa e ao exercício da cidadania. Explicaram os objetivos que pretendem alcançar e as razões pelas quais são importantes.

Os painéis de cidadãos europeus são um importante processo liderado pelos cidadãos e uma pedra angular da Conferência sobre o Futuro da Europa. As deliberações daí provenientes terão em conta os contributos recolhidos em toda a Europa através da Plataforma Digital Multilingue e de eventos realizados em todos os Estados-Membros. Os cidadãos foram selecionados aleatoriamente, utilizando metodologias que garantem que os participantes representam a diversidade da União em termos de geografia, género, idade, meio socioeconómico e níveis de formação académica. Cada Painel de Cidadãos Europeus emitirá recomendações que serão apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência, que depois levará as suas propostas sobre o futuro da Europa à Comissão Executiva.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício aberto e inclusivo, de democracia deliberativa. O seu objetivo é dar voz aos cidadãos de toda a União Europeia, recolhendo ideias, opiniões, recomendações e expectativas que deverão ajudar a definir as políticas a elaborar pela UE no futuro.

Todos podem partilhar ideias e prestar o seu contributo através da Plataforma Digital Multilingue.

Leia mais sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa e a plataforma Digital Multilingue no site do PO CH

  • < back to news