Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_Prioridade%20IN.jpeg

​The French Presidency of the European Union (EU) places education and skills at the heart of public action, as part of a new European model for growth. Providing the appropriate skills for transitions and support for lifelong learning are among the measures highlighted.

12-01-2022

Num ano marcado pelo culminar da Conferência sobre o Futuro da Europa, através da qual os cidadãos contribuem para definir as políticas da Europa nos próximos anos e décadas, o modelo de crescimento da presidência francesa visa fomentarar:

  • a criação de empregos;
  • estímulo, a inovação e excelência tecnológica;
  • desenvolvimento económico alinhado com as metas climáticas; 
  • a inovação e o crescimento digital da europa, com regras próprias para o mundo digital.

Com estas prioridades pretende disponibilizar empregos de qualidade, mais qualificados e melhor remunerados. As grandes transições económicas são colocadas no centro das prioridades da presidência para apoiar o emprego no contexto da recuperação europeia.

A Presidência francesa da UE dará particular atenção às questões da formação ao longo da vida, das mudanças no emprego e do diálogo social, a fim de prestar apoio às alterações provocadas pelas transições digital e climática. Trabalhará no sentido da adoção pelo Conselho Europeu de recomendações sobre contas de aprendizagem individuais e sobre o impacto da transição climática na esfera social e no mercado de trabalho.

No seu programa detalhado, a Presidência francesa destaca as áreas da educação, juventude, cultura e desporto. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu declararam 2022 o Ano Europeu da Juventude. Nesse âmbito, a Presidência suportará iniciativas de apoio ao emprego jovem durante a recuperação pós-pandémica, bem como a mobilidade de aprendizes, a continuidade da implementação da Agenda Europeia de Competências e o lançamento da nova iniciativa ALMA - Aim, Learn, Master, Achieve (Apontar, Aprender, Dominar, Alcançar).

No âmbito do trabalho para alcançar o Espaço Europeu da Educação até 2025, a Presidência vai dar início a debates sobre o espaço europeu para a formação de professores e a planos de carreira para impulsionar a mobilidade de professores e apoiar a iniciativa europeia de academias Erasmus para professores.

Em linha com a estratégia de igualdade de género da UE, a Presidência francesa vai concentrar-se no empoderamento económico das mulheres, bem como na concretização da igualdade de género como parte de um esforço para acabar com a violência e os estereótipos de género. Pretende garantir oportunidades iguais no mercado de trabalho, incluindo a igualdade de remuneração e alcançar o equilíbrio de género na tomada de decisões.

Na sequência das discussões conduzidas pelas presidências finlandesa e eslovena, a presidência francesa vai também avançar com a questão do investimento na educação, organizando uma conferência ministerial em meados de fevereiro. Uma reunião conjunta dos ministros da educação e das finanças será realizada sobre este tema em abril para destacar a contribuição do investimento na educação para o crescimento potencial da União. A presidência também conduzirá discussões sobre a recomendação do Conselho sobre educação e desenvolvimento sustentável.

Fonte: CEDEFOP

  • < back to news