Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_AHistorias%20sucesso%20IN.jpeg

​Today, May 9, is Europe Day, a symbol of the European Union, an opportunity to develop activities that bring Europe closer to its citizens. It is with this intention that PO CH shares success stories of trainees and projects supported by the program, in a publication that celebrates the day and month of all Europeans.

09-05-2022

São 921 mil histórias que a Europa ajudou a construir. Ao longo da vida do PO CH, desde 2014 até março de 2022, o programa apoiou mais de 921 mil jovens e adultos na sua (re)qualificação, através do investimento do Fundo Social Europeu (FSE), num montante total de 4 622 M€, dos quais 3 944 M€ provêm do FSE.

Gostávamos de as ter a todas, por impossibilidade prática escolhemos algumas, bem significativas, agora reunidas. São exemplos de pessoas que beneficiaram do FSE, jovens que concretizaram sonhos, adultos que recuperaram a esperança de um futuro melhor. Rostos que dão forma aos valores europeus e à luta por uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais solidária.  Tudo isto só foi possível graças à Europa e ao seu valioso contributo.

Incluímos também algumas das nossas histórias. Trabalhadores e trabalhadoras do PO CH, um representante de cada uma das equipas que viabilizam os apoios europeus e nacionais, através do seu empenho diário. Um trabalho que dá frutos e muita satisfação pessoal.


Neste que é o Ano Europeu da Juventude, importa ainda destacar a importância dos jovens para a construção de um futuro melhor, mais verde, mais inclusivo e digital. Para isso, o PO CH orgulha-se de contribuir, com o apoio à qualificação de 292 mil jovens em Portugal, até ao fim do primeiro trimestre de 2021. Apoiou também a digitalização da educação no país, com um investimento que ascende aos 115 milhões de euros e que se traduz em 174 mil computadores entregues a alunos carenciados e 83 mil a docentes.

A 9 de maio celebra-se a paz e a unidade na Europa. A data assinala a memorável "
Declaração Schuman", datada de 1950, 5 anos após o fim da segunda guerra.  Um documento que concretizaca a visão de Robert Schuman para uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma nova guerra. A atual União Europeia teve início nesta proposta. No cenário atualmente vivido no continente europeu, os valores desta Europa são ainda mais necessários e fundamentais.  É nesta Europa que são depositadas todas as esperanças, representadas pelas mensagens que os painéis de cidadãos transmitem hoje aos dirigentes máximos europeus, no evento de encerramento da "Conferência sobre o futuro da Europa". Esta é uma inciativa impar enquanto exercício de democracia deliberativa, que se traduz em 49 propostas concretas dos cidadãos europeus para o futuro da Europa, que é a nossa casa.

Aceda aqui à publicação "Histórias de Sucesso de formandos e projetos apoiados pelo PO CH"

  • < back to news