Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_EPATV%20IN.jpeg

​According to the director of the Professional Mechatronics Vocational Course at the Amar Terra Verde Professional School (EPATV), Francisco Gomes, the requests for manpower in this area, from companies in the Braga region, are far above what the school can provide. 

12-05-2022

No dia 6 de maio foram apresentadas 18 Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Mecatrónica.  Os resultados das provas dos formandos finalistas, que agora vão concluir o estágio, superaram as expectativas do diretor do curso. Todos vão prosseguir estudos para o ensino superior ou têm trabalho garantido. Francisco Gomes afirma que o problema da falta de trabalho não existe nesta área formativa, mas sim o inverso, ou seja, as empresas da região precisam de mais mão de obra do que a disponível no fim de cada ano letivo. Quem termina o Curso Técnico de Mecatrónica na EPATV não corre o risco de ficar sem trabalho.

Os 18 finalistas prestaram provas diante de um júri presidido pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, que felicitou os alunos pelas provas apresentadas e destacou a sua alegria por ver todos os finalistas bem encaminhados. As provas incluíram projetos como uma Banca de Ensaios de Alternadores Automóveis, a construção de um Kart Elétrico, devidamente testado num dos corredores da EPATV, um relógio holográfico, um carrinho de praia elétrico e uma Plataforma Elevatória Hidráulica.

Nestas provas, elaboradas em grupos, os alunos puderam aplicar conhecimentos orçamentais, ganhar espírito de equipa na área da mecânica, da hidráulica, da eletricidade, das TIC e automação.

Os cursos profissionais são uma medida apoiada pelo PO CH no âmbito da formação inicial de jovens, que permite a conclusão do ensino secundário ao mesmo tempo que prepara os formandos para uma atividade profissional, devidamente certificada com o nível ISCED 3. Estes cursos, ao mesmo tempo que facilitam a ingressão no mercado de trabalho, também permitem o prosseguimento de estudos para o ensino superior, através do sistema universal de acesso ou ainda pela via de acesso específica para os alunos titulares de cursos de dupla certificação.

A EPATV é uma entidade beneficiária do PO CH na área da formação de jovens, no âmbito dos cursos profissionais e dos cursos de educação e formação de jovens. Nesta área o PO CH já investiu, até 31 de março de 2022, um montante total de 2 652 milhões de euros, dos quais 2 254 milhões provêm do Fundo Social Europeu.

Aceda ao site da EPATV


  • < back to news