Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_video%202%20IN.jpeg

HC OP presents the second of the three videos that were produced to publicize the effects of work in the field of higher education and advanced training between 2014 and 2021. More than 128,000 students have seen their training and qualification opportunities increase by the hand of PO CH and the European Social Fund.

17-05-2022

Os três vídeos, que estão a ser lançados com uma periodicidade semanal, retratam a execução física e financeira do PO CH até 31/12/2021, nas várias áreas de apoio. Foram produzidos em parceria com a estação televisiva SIC e têm apresentação de Jani Gabriel. 

Neste segundo vídeo, são disponibilizados dados físicos e financeiros dos apoios à formação superior e avançada. São ainda apresentados os resultados das medidas de política pública apoiadas pelo Programa, no âmbito dos indicadores de contexto e disponibilizadas algumas conclusões das avaliações de impacto realizadas nesta área.

O PO CH, através do FSE, apoiou o ensino superior e a formação avançada, investindo nas bolsas de ação social para alunos carenciados nesse nível de ensino, nos cursos TeSP - Técnicos Superiores Profissionais e nas bolsas de doutoramento, até 2018, quando sofreu a sua primeira reprogramação. Desde essa altura, estes apoios passaram para outros programas operacionais regionais e temáticos para que o PO CH pudesse canalizar verbas para as áreas da formação inicial de jovens e para a (re)qualificação dos adultos, ficando então a apoiar a concessão de empréstimos a estudantes do ensino superior, através de um instrumento financeiro desenvolvido para o efeito. 

Apesar da mudança de rumo em 2018, os números dos apoios prestados são expressivos. Até 31 de março de 2022, o PO CH investiu 668 milhões de euros (M€) nesta área de intervenção, dos quais 568 M€ foram investidos pelo FSE. O crescimento pode ser avaliado pelo aumento da taxa de diplomados com este nível de ensino, na população entre os 30 e os 34 anos de idade que, em 2021, chegou aos 43,7%, 13,7 pontos percentuais acima do valor de 2013, antes de ter início o Programa. Encontra-se também já acima da meta estipulada pela Europa de 40% para o ano de 2020.

No decorrer do mês de maio, mês da Europa, os três vídeos serão enviados, a todos os destinatários finais das medidas apoiadas pelo PO CH e pelo investimento europeu. 

 


Aceda ao vídeo 2 - execução física e financeira do eixo 2


  • < back to news