Sign In
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_resultados%20POCH%20em%20vídeo_%20IN.jpeg

​In the area of lifelong learning, HC OP, with funding from the European Social Fund and the State Budget, supported the training of 429 thousand people by the end of 2021. In the third and final video of the series produced to disseminate the results of this Programme, we get to know the effects of support for the (re)qualification of adults in increasing their skills and reinforcing their employability.

24-05-2022

Produzido em parceria com a SIC e com apresentação de Jani Gabriel, este é mais um vídeo, do conjunto dos três que ilustram o trabalho decorrente dos apoios concedidos pelo PO CH entre 2014 e 2020, apresentando os resultados alcançados até 31 de dezembro de 2021.

No terceiro vídeo, hoje lançado, são divulgados resultados físicos e financeiros do eixo 3 de apoio do PO CH, que trabalha a formação dos adultos num contexto de aprendizagem ao longo de toda a vida. Nesta área o POCH apoia o funcionamento dos Centros Qualifica, bem como a realização de cursos de educação e formação de adultos e dos cursos de aprendizagem.


Nos Centros Qualifica, os adultos que procuram uma certificação escolar ou profissional podem ser aconselhados e encaminhados para as respostas formativas que melhoram respondam aos seus diferentes perfis e necessidades. É também aqui que podem realizar processos de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências, de âmbito escolar e/ou profissional, reconhecendo com uma certificação as competências adquiridas ao longo da vida pessoal ou profissional. Os cursos de educação e formação de adultos e os cursos de aprendizagem são modalidades de dupla certificação onde os adultos podem conseguir um diploma profissional, ao mesmo tempo que concluem um nível de ensino, reforçando assim as competências para uma maior e melhor integração socioprofissional.

As modalidades apoiadas pelo PO CH, com um investimento total elegível aprovado de 969 milhões de euros, dos quais 824 milhões provêm do Fundo Social Europeu, têm contribuído para a evolução favorável da taxa de diplomados com o nível de ensino secundário, na faixa etária entre os 25 e os 64 anos. Em 2021, a taxa chegou aos 60,2%, ultrapassando a meta traçada pelo Plano Nacional de Reformas (PNR)  e pela Estratégia Europa 2020 de 50% para 2020. Mesmo assim, a taxa portuguesa ainda está distante da média europeia que em 2020 era de 79%. E os dados das avaliações realizadas sobre contributo do Portugal 2020 e em particular do POCH para a qualificação e empregabilidade dos adultos vieram demonstrar de novo o papel chave da formação para promover esses objetivos, com os que foram apoiados neste âmbito a registarem por exemplo níveis de empregabilidade e/ou sustentação do seu emprego muito superiores a adultos com perfis equiparáveis que não beneficiaram desse apoio.

Numa área em que há ainda muito trabalho a fazer, sobretudo para atingir a ambiciosa meta estabelecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais, de, pelo menos, 60% dos adultos a frequentarem cursos de formação todos os anos, o PO CH orgulha-se de ter contribuído para a (re)qualificação de 429 mil adultos, representando  9,5% da população entre os 25 e os 64 anos, sem o ensino secundário completo, uma vez que os seus apoios incidem sobretudo sobre esse segmento da nossa população.

 


Aceda ao Vídeo 3 - Aprendizagem ao Longo da Vida


  • < back to news