Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_escola%20inclusiva%20IN.jpeg

​The Escola Profissional Raul Dória, in Porto, promoted, on the 27th of May, a training action for teachers entitled “For the development of an inclusive school”. This action was attended by teachers from Escola Raul Dória and from Escola and Escola Profissional D. Afonso Henriques and was broadcast online to a vast network of schools.

20-06-2022

A formação permitiu o debate sobre estratégias de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, bem como os princípios da educação universal e equidade do ensino, tendo como objetivo a garantia de que todos os alunos alcançam as suas capacidades e o seu potencial de aprendizagem, diluindo barreiras no sistema educativo.

A formação continua dos professores e dos agentes educativos deve ser uma aposta recorrente dos estabelecimentos de ensino. Estas formações devem ter em conta a melhoria da qualidade técnica e pedagógica dos docentes, bem como a adaptabilidade a novas exigências e necessidades, não só em termos de conteúdos e ferramentas de trabalho, mas também tendo em conta a necessidade dos territórios e das questões estruturantes da sociedade, contribuindo para o sucesso da formação dos alunos e sua integração no mercado de trabalho e sociedade. A necessidade da formação com vista a educação inclusiva recai exatamente neste último ponto. A diferença não pode nunca ser considerada uma barreira, menos ainda no sistema educativo. Todos devem ter direito a uma educação, formação e aprendizagem ao longo da vida de qualidade, independentemente de terem algum grau de deficiência, do género, da idade, território que habitam, estatuto económico-social, etnia, indigeneidade, língua, religião, orientação sexual ou expressão de identidade de género, registo criminal, crenças ou atitudes. As diferenças devem ser uma mais-valia e a adaptabilidade do ensino a essas diferenças um movimento em direção a uma educação mais universal e, consequentemente, a uma sociedade mais aberta e equitativa.

A Escola Profissional Raul Dória é uma entidade beneficiária apoiada pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu (FSE), ao nível da formação inicial de jovens, através dos cursos profissionais que disponibiliza na sua oferta formativa. Até ao fim de março de 2022, o PO CH, já apoiou, através dos cursos profissionais, 292 mil jovens, com um investimento de 2 652 milhões de euros (M€) de investimento total, dos quais 2 254 M€ provêm do FSE.

O PO CH também apoia a formação contínua de docentes e outros agentes do sistema de ensino, na área que promove a qualidade e inovação na educação. Até ao dia 31 de março de 2022, 148 748 era o número de participações apoiadas pelo PO CH no âmbito de ações de formação de docentes e outros agentes de educação e formação, correspondendo a um investimento de total 36 milhões de euros, sendo que 30 milhões provêm do FSE. 

Aceda ao site da escola

  • < back to news