Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_Fundão%20Vocational%20School%20IN.jpeg

​With the support of the Municipality of Fundão, the Fundão Vocational School organized, on the 7th and 8th of June, at its facilities, the XVII Cherry Festival. This edition of the festival was attended by representatives of the POCH, as well as the hotel schools of Slovakia, Spain, Estonia, France, the Czech Republic and with Ukrainians welcomed at the Migration Center.

21-06-2022

No âmbito da organização do XVII Festival da Cereja a Escola Profissional do Fundão desafiou algumas escolas nacionais e outras internacionais a confecionarem vários pratos, desde a entrada, passando pelo prato principal de carne e peixe, até à sobremesa, sob a temática da cereja. Na edição desde ano estiveram presentes as escolas Hotelova Akademia (Eslováquia), CIFP Rodriguez Fabres (Espanha), Haapsalu Kutsehariduskeskus (Estónia), MFR Saint Michel Mont Mercure (França), Escola Profissional do Fundão (Portugal), Hotelova škola a Obchodní academie Havířov (República Checa), escolas que já colaboram habitualmente com a EP do Fundão, nomeadamente no âmbito do Programa Erasmus +. Sendo também, o Município do Fundão conhecido pelas boas práticas do acolhimento a migrantes, foram convidados a participar os Acolhidos Ucranianos do Centro de Migrações.

Seguindo uma lógica de aproximação entre o PO CH e as entidades beneficiárias, a presença dos responsáveis pela equipa de Gestão de Projetos que acompanha as operações no âmbito dos cursos profissionais e cursos de educação e formação de jovens, em particular da sua Secretária Técnica Maria João Costa, contribui para essa relação mais próxima. Foi, desta forma, uma maneira de acompanhar de perto as atividades da Escola, sendo que equipa pode ainda usufruir da degustação dos pratos confecionados.

Apesar deste evento estar destinado exclusivamente à Hotelaria e Restauração, a escola pretende que haja envolvimento dos alunos dos outros cursos, nomeadamente no secretariado, que foi assegurado pelos alunos do Curso Técnico de Comércio. Para os jovens participantes neste festival, salienta-se a troca de experiências e de culturas, a aprendizagem de trabalho em equipa e, num mesmo espaço, a capacidade de improvisar na comunicação, visto que nem sempre o inglês funciona como língua franca.

A Escola Profissional do Fundão é apoiada pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu, ao nível da formação inicial de jovens, através
 dos Cursos Vocacionais, dos Cursos Profissionais e dos Cursos Educação e Formação de Jovens que disponibiliza na sua oferta formativa, e também ao nível da qualidade e inovação dos sistema de educação e Formação, através de ações de inovação social e de intervenções de Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar, apoiando designadamente o seu processo de alinhamento com os princípios EQAVET e que culminou com a atribuição do respetivo selo à escola em causa.

Até ao fim de março de 2022, o PO CH já apoiou 292 mil jovens em cursos de dupla certificação, onde se destacam os cursos profissionais, com um investimento que chega aos 2 652 milhões de euros de investimento total, dos quais 2 254 milhões de euros provêm do FSE.
  Para o Eixo 4, o investimento total elegível foi de mais de 297 milhões de euros, dos quais 268 milhões são do FSE.

 

Aceda aqui ao site da escola


  • < back to news