Sign In
/pt-pt/PublishingImages/1_1_Nazare%20Vocational%20School.jpeg

​​"New garbage is forever" is the motto of the project developed by 11 students from the Escola Profssional da Nazaré (EPN) and which earned them first national place in the Photocampaign category of the Best Reports 2022 National Contest - Young Reporters for the Environment, from ABAE – European Blue Flag Association.

04-08-2022

Os formandos criaram esta campanha de sensibilização no âmbito do curso profissional de Comunicação e Serviço Digital, nos mesmos moldes de uma campanha publicitáriade. O objetivo era alertar os cidadãos, especialmente os jovens, para o impacto das embalagens que são deixadas para trás na praia ou que dão à costa. Pretenderam sensibilizar para a necessidade urgente de repensar o uso dos plásticos de utilização única, para as questões relacionadas com a reciclagem, a reutização, e a educação ambiental. Apesar de terem "um uso muito limitado no tempo, esses plásticos, infelizmente, permanecem como lixo por muito, muito tempo".

Há vários anos que a 
EPN aderiu ao programa Eco-escola, inciativa igualmente promovida pela ABEA, e dinamiza diversas atividades de educação ambiental incluindo participações  em vários concursos. No entanto, esta foi a aprimeira vez que conquistou um lugar no pódio. Este foi também o ano do lançamento do curso Comunicação e Serviço Digital, que contou com 11 alunos no 10º ano, todos eles participantes na campanha.

Concurso Nacional Melhores Reportagens 2022 recebeu 278 trabalhos candidatos, distribuídos por seis categorias distintas: artigo, fotografia, fotocampanha, videorreportagem, videocampanha e podcast.  Todos os vencedores podem ser conhecidos aqui.

A Escola Profissonal da Nazaré é uma entidade formadora de jovens apoiada pelo POCH, através do investimento do Fundo Social Europeu (FSE), com um montante total de 7,6 milhões de euros (M€), dos quais 6,5 milhões provêm do FSE. São destinados, na sua quase totalidade, a apoiar os cursos profissionais e já beneficiaram a formação de 513 jovens. A EPN é uma escola certificada com o selo  EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional, certificação também apoiada pelo PO CH, através do FSE, no âmbito da árra que apoia a qualidade e inovação na educação. 



Aceda ao site da escola


Fonte: Escola Profissional da Nazaré


  • < back to news