Sign In
/pt-pt/Noticias/PublishingImages/mais%20de%201000%20membos%20à%20vista%20do%20segundo%20aniverário%20do%20Pacto%20de%20competências_ing.jpeg

​Two years after launch, the Compact for Skills celebrates a major milestone by reaching 1,000 members, including large multinational companies, SMEs, local training providers and chambers of commerce. All undertake to form and develop competences in European citizens, adjusted to the current situation. The Pact is a core initiative of the European Skills Agenda.

18-11-2022
​​O Pacto para as Competências promove a requalificação e a melhoria de competências, que se devem tornar uma realidade no terreno para combater a escassez de mão de obra, apoiar a competitividade e o crescimento sustentável das empresas. O segundo ano do Pacto celebra-se num momento crucial, em que é mais importante do que nunca na União Europeia (UE) para capacitar as pessoas de modo a que possam retirar o máximo partido das transições ecológica e digital e da recuperação económica.  

Os Estados-Membros aprovaram e trabalham para alcançar os objetivos sociais da Estratégia Europa 2030 ou seja, assegurar que pelo menos 60% dos adultos participem anualmente em cursos de formação e para alcançar a meta de uma taxa de emprego de pelo menos 78% até 2030. Neste contexto, o Pacto para as Competências oferece uma plataforma de cooperação de organizações públicas e privadas que se empenham em ofertas concretas de formação para trabalhadores em toda a Europa, e que, até à data, se comprometeram a ajudar a formar seis milhões de pessoas.

Todas as partes interessadas que aderem ao Pacto assinam uma Carta que define os princípios da formação de qualidade, da aprendizagem ao longo da vida e da inclusão. Desde o seu lançamento, em 10 de novembro de 2020, o Pacto para as Competências mobilizou 12 parcerias europeias em grande escala, em ecossistemas e setores industriais estratégicos e em vários setores como o digital, a construção, o turismo, energias renováveis e indústria aeroespacial e defesa.

Neste momento, o Pacto conta já com 1 000 membros, desde grandes empresas multinacionais a PMEs, prestadores de formação locais, câmaras de comércio, autoridades regionais e representantes dos empregadores e sindicatos, abrangendo todos os Estados-Membros. Todos dão o seu contributo para que se atinjam as metas que a Europa ambiciona. 

O membro número mil foi oficialmente aceite pelo Pacto durante uma sessão especial do Pacto para as Competências no Fórum Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, que se realizou a 16 de novembro.

Mais informações:



Saiba mais sobre a  "Agenda Europeia de Competências"

  • < back to news