Sign In
/pt-pt/Noticias/PublishingImages/promover%20o%20empreendedorismo%20nos%20jovens%20do%20Médio%20tejo_ing.png

​The graduates of the 3rd. year of the professional course of Agricultural Production Technician, from the Professional School of Rural Development of Abrantes participated in the roadshow "Idea and Entrepreneurship of Médio Tejo", on the 17th of November. The initiative is taking place in secondary and higher education schools and aims to encourage qualified young entrepreneurs to generate business ideas.

22-11-2022
​​Esta é uma ação da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, ao abrigo do projeto financiado "Médio Tejo + Empreendedor" em parceria com a CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Leva às escolas visitadas sessões para captação de empreendedores qualificados, procurando atrair um público que se encontra em formação, especialmente na fase de conclusão. 

A iniciativa divulga e instiga empreendedores, em fase embrionária, a terem ideias e a avançarem com as mesmas. Impulsiona o pensamento crítico e a criação de soluções para as problemáticas, no sentido do desenvolvimento e crescimento das propostas, numa lógica de brainstorming. 

No passado dia 17, o roadshow esteve na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, numa sessão em que participaram os formandos do curso Técnico/a de Produção Agropecuária.  A ação constituiu uma oportunidade para os formandos apresentarem e discutirem as suas ideias empreendedoras, na sua área de formação, e de explorarem novas possibilidades através da sua partilha.  Surgiram ideias transformadoras e arrojadas como:

  • desenvolvimento de equipamento eletrónico (Robot),  controlado à distância, para apanha de pinhas, com o objetivo de combater a falta de mão de obra e promover o aumento de segurança para o proprietário;
  • desenvolvimento de equipamento eletrónico (Robot) que a partir das características dos animais faça o cálculo e a distribuição dos alimentos de acordo com as necessidades alimentares dos mesmos, com o objetivo do combate ao desperdício e à falta de mão de obra.
  • desenvolvimento tecnológico, a partir de painéis solares, que possa fornecer a energia para o correto funcionamento do conjunto dos equipamentos da exploração agrícola, reduzindo os custos energéticos e oferecendo uma solução amiga do ambiente.
O empreendedorismo é uma competência relevante em todas as esferas da vida, seja no desenvolvimento pessoal, na vida em sociedade ou no mundo do trabalho. A União Europeia considera o espírito de iniciativa e empreendedorismo uma competência essencial a todos os elementos de uma sociedade baseada no conhecimento.

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes é apoiada pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu (FSE) ao nível da formação inicial de jovens. A escola disponibiliza cursos profissionais, onde já foram apoiados 167 formandos, e cursos de educação e formação de jovens, com 113 formandos participantes, até 30 de setembro de 2022. À mesma data, o investimento total elegível aprovado do PO CH a escola ascendia aos 6 milhões de euros (M€), dos quais 5,1 M€ provêm do FSE. Estes montantes incluem o apoio à certificação EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional, que a escola já possui. 

O "Médio Tejo + Empreendedor", financiado pelo Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), é mais um exemplo de como os apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) se cruzam no terreno, na prossecução do seu objetivo partilhado de apoiar o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Europa.


  • < back to news