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Fontes de Financiamento

Fundo Social Europeu  211,6 M€

Contrapartida Nacional  78 M€

Metas para 2023

95% dos participantes que concluíram ações de formação contínua dirigidas a docentes e outros agentes de educação e formação

1.140 alunos por psicólogo em equivalente a tempo integral

Nº médio de alunos por computador – regiões em desenvolvimento – 1,5

Nº médio de alunos por computador – região mais desenvolvidas – 2,2

Nº médio de alunos por computador – região em transição – 1,9

O Eixo 4 do PO CH visa a melhoria da qualidade pedagógica através de novos conteúdos decorrentes de novas exigências e de novas necessidades, das quais decorrem medidas orientadas para a atualização da formação dos atores do sistema e a implementação de mecanismos regionais de ajustamento de ofertas formativas orientadas às necessidades dos territórios e o reforço da orientação para os percursos educativos adequados ao perfil e vocação de cada aluno, bem como a aquisição de equipamento informático e conetividade associada para a promoção da educação digital.

Ações apoiadas Para quem?
Intervenções específicas e inovadoras dirigidas à melhoria da qualidade e da eficiência do sistema de educação e formação de jovens com vista à promoção do sucesso escolar        Atores do sistema de educação e formação envolvidos nas intervenções apoiadas
Formação contínua de professores e gestores escolares                         Docentes da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário
Qualificação de formadores e outros agentes de formação                     Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador e outros agentes de formação
Desenvolvimento dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)    Psicólogos e técnicos de psicologia das escolas do ensino básico e secundário
Ações de inovação social para experimentação e teste de novas respostas na área educativa      Alunos do ensino básico e secundário e respetivas famílias e agentes do sistema educativo
Intervenções e atividades específicas de promoção da qualidade da gestão e de apoio à inovação e à cooperação transnacional                                 Alunos do ensino básico e secundário, professores e outros stakeholders
​Aquisição de equipamentos e conetividade associada no âmbito do Plano para a Transição Digital da Educação 
Alunos mais carenciados que frequentam agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino secundário, sob gestão direta dos serviços do Ministério da Educação, das regiões Norte, Centro e Alentejo, bem como os alunos do ensino básico e secundário, de escolas situadas em Lisboa e Algarve e Docentes de todas as regiões do continente ao serviço das escolas públicas (agrupamentos escolares e escolas não agrupadas).

 

 

Formadores; Escola; Inovação; Gestores; Projetos