Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Setembro.jpeg

​Para assinalar o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado a 8 de setembro, a APEFA convida todos os atores territoriais no âmbito da Educação e Formação de Adultos a participarem na Iniciativa Nacional através da organização de atividades de cobertura nacional mas de contexto e impacto locais.

30-09-2020

A iniciativa decorrerá durante todo o mês de setembro, com o objetivo de sensibilizar e de apelar à responsabilidade individual e coletiva para esta causa nacional, de combate às baixas literacias e para a relevância da leitura e da escrita, como pedra basilar de Felicidade e Autoestima.


As atividades a desenvolver no âmbito do SMAL 2020 vão preencher o mapa digital de Portugal, que será diariamente atualizado, e estará disponível no site da APEFA (Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos)  e no Portal do PNL ​(Plano Nacional de Leitura) com a indicação das respetivas entidades promotoras. Devem ser inscritos, no formulário de recolha de atividades, eventos lúdicos, culturais e cívicos, inovadores ou tradicionais, como saraus, concertos, animação de rua, declamação de poesia por praças e ruas, workshops de partilha de saberes, ofícios e artes em risco de extinção, apresentação de livros, exposições de arte, pintura, fotografia, etc.

Portugal apresenta um défice estrutural significativo de Qualificação e um quadro de população adulta com baixas literacias básicas, de leitura, escrita, numeracia e digital. O  contexto pandémico veio impor ação e consciencialização. Cerca de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever e mais de 2,5 milhões tem apenas o 1º ciclo de escolaridade.

O papel das entidades formadoras, públicas e privadas, como estruturas de Qualificação e de Aprendizagem ao Longo da Vida, é determinante para a capacitação das pessoas bem como a envolvência da comunidade em atividades formativas.

Esta iniciativa é uma parceria da APEFA com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, e apoios do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, ANQEP - Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional, do POCH - Programa Operacional Capital Humano, da Associação Nacional de Freguesias e outras entidades.

A APEFA disponibiliza materiais gráficos de apoio, para conferir unidade visual aos eventos, no âmbito desta iniciativa, e faculta o endereço do formulário de evento para identificação da atividade e posterior sinalização no Mapa SMAL 2020:

A iniciativa nacional  "SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS" culminará com a realização de uma Conferência Digital de Partilha de práticas e saberes.


Fonte: APEFA

  • < voltar aos eventos