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​O Webinar organizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “O que a escola não diz: da escrita negada ao prazer de escrever”, tem lugar no dia 26 de fevereiro, às 10h30 e pretende debater o lugar da escrita nos processos de aprendizagem.

26-02-2021

​A iniciação formal na linguagem escrita tem de assegurar, não apenas a compreensão de textos escritos, mas, especialmente, a produção escrita de novos textos. Só uma produção continuada o poderá conseguir, porque só se pode aprender a escrever, escrevendo.

Neste encontro, serão recordadas ideias e polémicas de pensadores europeus acerca do lugar da escrita nas nossas vidas e apresentadas práticas pedagógicas alternativas para a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita, com crianças do 1.º e do 3.º ciclos do ensino básico.

A competência essencial da literacia é crucial para o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de todos os outros assuntos. Saber interpretar e escrever um texto está também relacionado com um melhor desempenho de memória e raciocínio. No entanto, mais de um em cada cinco jovens de 15 anos na UE ainda tem baixas competências de leitura e escrita*. É por isso essencial traçar percursos pedagógicos que permitam, desde cedo, desenvolver esta importante competência essencial.


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Aceda aqui ao brienfing do evento.

*(dados CEDEFOP - Centro Europeu para o Desenvolvimento da Educação e Formação Profissional)

 Fonte: CNE

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